Educação, gestão e sustentabilidade
Visualizar/ Abrir
Data
2018-06-29Autor
Goulart, Jaqueline Graciela Schneider
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho analisa o tema sustentabilidade em contexto escolar e os possíveis impactos nos sujeitos desse processo. Apresenta também indicativos de como as políticas educacionais e textos oficiais abordam essa temática e o papel da gestão escolar na implementação de temas integradores como o da sustentabilidade. Consiste numa pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar, em duas escolas públicas de Santa Rosa – RS. A partir desse percurso de pesquisa detectou-se que não havia familiaridade com o termo, nem um trato amplo do tema sustentabilidade nas duas escolas investigadas, vinculado-o apenas às questões ambientais. Demonstrou-se assim, limitações quanto à compreensão do seu significado e sua importância no processo escolar. Dessa forma é possível afirmar que há campo para crescimento no trato da temática sustentabilidade nas políticas públicas educacionais e documentos norteadores do processo educativo como a Base Nacional Comum Curricular, o Projeto Político Pedagógico, além de uma melhor apropriação do conceito, por parte dos professores e demais envolvidos no processo educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: