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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorGoulart, Jaqueline Graciela Schneider
dc.date.accessioned2018-10-30T12:08:48Z
dc.date.available2018-10-30T12:08:48Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14708
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper analyses the sustainability issue in a school environment and the possible effects on people involved in this process. It also indicators on how educational policies and official texts approach this subject and the role of the school board in implementing such integrating themes as sustainability. This paper presents a qualitative research, which uses semi-structured interviews to collect data from representatives of different school segments of two public schools in Santa Rosa – RS. From this research, it was found no familiarization with the term and no existing polices around the theme of sustainability in either of the schools, only related to environmental issues. Therefore, there were limitations with regards to understanding its meaning and importance in a school environment. Hence, it is possible to claim that there is room for improvement in working with the theme of sustainability in public school educational policies and leading documents of the educational process such as the National Basic Curriculum, the Pedagogic Project, as well as improve ownership and understanding of its concept, by teachers and others who are involved in the educational process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleEducação, gestão e sustentabilidadepor
dc.title.alternativeEducation, management and sustainabilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa o tema sustentabilidade em contexto escolar e os possíveis impactos nos sujeitos desse processo. Apresenta também indicativos de como as políticas educacionais e textos oficiais abordam essa temática e o papel da gestão escolar na implementação de temas integradores como o da sustentabilidade. Consiste numa pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar, em duas escolas públicas de Santa Rosa – RS. A partir desse percurso de pesquisa detectou-se que não havia familiaridade com o termo, nem um trato amplo do tema sustentabilidade nas duas escolas investigadas, vinculado-o apenas às questões ambientais. Demonstrou-se assim, limitações quanto à compreensão do seu significado e sua importância no processo escolar. Dessa forma é possível afirmar que há campo para crescimento no trato da temática sustentabilidade nas políticas públicas educacionais e documentos norteadores do processo educativo como a Base Nacional Comum Curricular, o Projeto Político Pedagógico, além de uma melhor apropriação do conceito, por parte dos professores e demais envolvidos no processo educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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