dc.contributor.advisor | Silva, Carmen Damaris da | |
dc.creator | Leal, Magda Patricia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T13:59:59Z | |
dc.date.available | 2018-11-01T13:59:59Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14724 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work proposes a reflection from the perspective of parents, managers, students, teachers and employees about democracy, with the purpose of knowing the strategies and challenges for the implementation of democratic management in two municipal schools located in the urban zone in the municipality of Santana do Livramento in the year 2018. The methodology used was exploratory and had a qualitative approach, using as an instrument for the collection of data semi-structured interviews. This study specifically sought to analyze the understanding of democratic management of all members of the school community; understand what the actions developed by the schools to achieve the goal of democratization of the management expressed in law; identify the difficulties encountered to reach this goal and verify what contributions this management model has brought to improve the quality of teaching in each of the schools involved in the research. For the implementation of democratic management, it is necessary for the school to promote the participation and autonomy of the school community through the school council, the contribution to the construction of the school's pedagogical project, the evaluation of the school institution, the election of transparency of accounts. From the cut of the two school realities community participation is pointed out as the main obstacle to the achievement of democratic management in one of the schools, but also needs to be intensified in some aspects in the other institution. One school has already established some strategies to develop these aspects that involve democracy, the other has not yet established them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Desafios e dificuldades na implementação da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | Challenges and difficulties in implementing democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma reflexão sob a ótica dos pais, dos gestores, dos alunos, dos professores e dos funcionários acerca da democracia, tendo como intuito conhecer as estratégias e os desafios para a implementação de uma gestão democrática em duas escolas municipais localizadas na zona urbana no município de Santana do Livramento no ano de 2018. A metodologia usada foi de natureza exploratória e teve uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Este estudo pretendeu especificamente analisar o entendimento sobre gestão democrática de todos os membros da comunidade escolar; compreender quais as ações desenvolvidas pelas escolas para conseguir atingir o objetivo de democratização da gestão expresso em lei; identificar as dificuldades encontradas para o alcance desse objetivo e verificar quais as contribuições que este modelo de gestão trouxe para melhorar da qualidade do ensino em cada uma das escolas envolvidas na pesquisa. Para a implementação de uma gestão democrática é necessário que a escola consiga promover a participação e a autonomia da comunidade escolar que se dá através do conselho escolar, da contribuição para a construção do projeto pedagógico da escola, da avaliação da instituição escolar, da eleição dos gestores e da transparência na prestação das contas. A partir do recorte das duas realidades escolares a participação da comunidade é apontada como o principal entrave para a concretização de uma gestão democrática em uma das escolas, mas também precisa ser intensificada em alguns aspectos na outra instituição. Uma escola já conseguiu estabelecer algumas estratégias para desenvolver estes aspectos que envolvem a democracia, a outra ainda não as estabeleceu. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |