Caracterização e avaliação das propriedades geomecânicas para uso em pavimentação de agregados de rochas vulcânicas da porção central do Rio Grande do Sul
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2017-12-29Metadatos
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Os recursos minerais são largamente utilizados pelo homem desde o seu
surgimento, dentro deles destacam-se aqueles empregados na construção civil
devido aos enormes volumes que são demandados desse material e ao seu baixo
custo em relação a outros minerais. A necessidade de abrir caminhos para livre
circulação do homem e de suas mercadorias deu inicio aos estudos sobre a melhor
forma de se construir rodovias, onde o modal de transporte mais utilizado são os
veículos. No início desses estudos, as propriedades dos materiais constituintes do
pavimento não foram levadas em consideração devido à falta de conhecimento
sobre seu efeito na resistência da estrutura. Hoje, após várias pesquisas, chegou-se
a conclusão que os materiais que compõe o pavimento influenciam no seu
desempenho e durabilidade. È através de ensaios que se determinam as
propriedades dos materiais bem como o conhecimento de sua origem de formação.
Esta pesquisa relata a caracterização e avaliação das propriedades geomecânicas
de agregados comumente empregados na pavimentação rodoviária, coletados em
unidades da porção central do Rio Grande do Sul, através de ensaios físicos e
geomecânicos. Foram avaliadas lâminas delgadas, que possibilitaram classificar os
materiais em rochas ácidas, intermediárias e básicas do tipo riodacitos, andesibasalto,
basalto e diabásios, essa classificação permitiu prever o comportamento
dos agregados para alguns dos parâmetros comumente analisados em agregados
para obras rodoviárias, como os índices físicos e a adesividade onde as rochas
ácidas não obtiveram valores satisfatórios para o CAP 50/70. Dos parâmetros
estudados, a forma foi avaliada sob diferentes métodos desde aqueles mais usuais
como o uso do paquímetro e placa de lamelaridade, aos métodos que vem
aperfeiçoando essa forma de analisar as partículas dos agregados como a utilização
do software AIMS que permitiu verificar características de textura superficial das
partículas. No que diz respeito à avaliação da resistência do material estudado, os
ensaios de perda de massa por esmagamento, abrasão e por choque com o
aparelho Treton executados para esta pesquisa, obtiveram resultados satisfatórios,
além disso, quando comparados entre si, foi verificado que os resultados
encontrados mostram uma tendência da influência da forma nas maiores perdas de
massa. Ao final do estudo, foram analisadas as relações entre os parâmetros que
apresentaram melhor coeficiente de correlação.
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