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dc.creatorFigueiredo, Herysson Rodrigues
dc.date.accessioned2018-11-01T21:01:43Z
dc.date.available2018-11-01T21:01:43Z
dc.date.issued2017-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14729
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) is a human-computer interaction tool where the view of the real-world environment is enhanced by computer-generated elements or objects. This work is inserted in the context of AR, more specifically in systems with monitors based design, where image processing and computer vision tools are used, such as: spatial filtering, image segmentation, morphological processing, color image processing, Optical Flow and Homography. In this dissertation a new augmented reality algorithm with a markers tracking method based on linear equations is presented. This algorithm consists of segmenting the colored markers from an input frame, extracting characteristics of the markers that allow the estimation of lines for projection of a 2D image in a 3D plane of the scene. The obtained results are promising to demonstrate that the algorithm developed has excellent results when compared to the method proposed by Lucas and Kanade (1981), in relation to marker occlusion and consistency by maintaining an increase in reality at run time.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATECpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectVisão computacionalpor
dc.subjectRastreamento de marcadorespor
dc.subjectFluxo ópticopor
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectComputer visioneng
dc.subjectTag trackingeng
dc.subjectOptical floweng
dc.titleRealidade aumentada com rastreamento baseado em retaspor
dc.title.alternativeAugmented reality with tracking based on linear equationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoRealidade Aumentada (RA) é uma ferramenta de interação humano-computador onde o ponto de vista do ambiente do mundo real é aumentado por elementos ou objetos gerados por computador. Este trabalho esta inserido no contexto de RA, mais especificamente em sistemas com design baseado em monitores, onde são utilizadas ferramentas de processamento de imagem e visão computacional como: filtragem espacial, segmentação de imagens, processamento morfológico, processamento de imagens coloridas, Optical Flow e Homography. Nesta dissertação é apresentado um novo algoritmo de realidade aumentada com um método de rastreamento de marcadores fundamentado na equação da reta. Este algoritmo consiste em segmentar os marcadores coloridos a partir de um frame de entrada, extraindo características dos marcadores que possibilitam a estimativa de retas para projeção de uma imagem 2D em um plano 3D da cena. Os resultados obtidos são promissores demonstrando que o algoritmo desenvolvido tem excelentes resultados quando comparado ao método proposto por Lucas e Kanade (1981), em relação a oclusão de marcadores e consistência ao manter o aumento da realidade em tempo de execução.por
dc.contributor.advisor1Santos, Osmar Marchi dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867718775277531por
dc.contributor.referee1Czekster, Ricardo Melo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5412512747078588por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5315257765102300por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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