AD-RPG: elicitando requisitos na idade média por meio de um jogo educacional adaptativo
Abstract
O processo de desenvolvimento de software possui etapas essenciais que devem ser bem executadas para evitar
custos extras com o processo. Uma dessas etapas é a elicitação de requisitos, que captura as funcionalidades do
produto. Contudo, o aprendizado dessa etapa por parte dos desenvolvedores apresenta um déficit, considerando
apenas o sistema “tradicional” de ensino. A fim de complementar esse aprendizado, o uso de jogos educacionais
se faz presente, oferecendo métodos de ensino mais práticos e exploratórios. Ainda com o intuito de melhorar a
experiência com esses jogos, a utilização de Estilos de aprendizagem vem crescendo e trazendo um aprendizado
mais natural. Tendo em vista essas metodologias complementares, o objetivo desse trabalho se faz na soma de
jogos educacionais com estilos de aprendizagem, buscando um ambiente de ensino que visa trazer ao aluno uma
naturalidade e conforto ao abordar o aprendizado ao seu modo. Objetivou-se a criação de um jogo adaptativo ao
estilo de aprendizagem do aluno para o ensino de levantamento de requisitos, onde os alunos possam aventurar-se
em um mundo medieval, ao mesmo tempo que aprendem técnicas de elicitação de requisitos e os conceitos de
requisitos funcionais e não funcionais, trazendo ao mesmo tempo uma atividade educativa e lúdica. Como modelo
de estilo utilizado, optou-se pelo uso do modelo ISL, que traz quatro principais grupos de estilos. Visando a
avaliação do jogo, foram efetuadas duas etapas de teste, sendo a primeira com o jogo incompleto, buscando avaliar
pontos relacionados ao jogo em si e obter sugestões para melhorias. A segunda etapa consistiu na aplicação do
jogo completo, tendo também adicionado algumas das sugestões recebidas no teste anterior. O jogo foi aplicado
em alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da
Computação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para a captura de informações e avaliação do jogo foi
utilizado o modelo MEEGA+, um modelo de avaliação desenvolvido especificamente para jogos educacionais.
Foram obtidos resultados positivos relacionados à aparência do jogo, e ao potencial de aprendizagem apresentado,
na qual alunos consideraram o jogo relevante para seu aprendizado e que auxiliou na compreensão dos conteúdos
abordados. No entanto ainda é necessário melhorias relacionadas à proteção de erros do usuário e ás fontes dos
materiais didáticos, além de expandir os conteúdos abordados.
Collections
The following license files are associated with this item: