“Meninas não gostam de carros, meninos não prestam atenção”: identidades de gênero no contexto escolar
Resumo
Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à linha de pesquisa LP2-Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como temática as identidades de gênero no contexto escolar, uma pesquisa realizada nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Compreende-se gênero como uma construção social, com base nas diferenças biológicas, que distingue e atribui significado ao que se entende por ser homem e mulher. A partir dessas distinções são determinados aos indivíduos papéis, comportamentos, vestimentas, e na infância, o direcionamento de brincadeiras e brinquedos julgados adequados para meninos e meninas. O estudo tem como objetivo compreender como as identidades de gênero se evidenciam nas situações de brincadeira e interação das crianças e nas ações das professoras no contexto escolar. A metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, com princípios da pesquisa etnográfica, utilizando a observação participante e registros em diário de campo como técnica de produção de dados. Discutir o tema identidades de gênero no contexto educativo é pertinente para compreender como essa questão é tratada na prática docente, pela gestão escolar e como as mesmas são enfatizadas nas políticas públicas. Para o embasamento teórico foram utilizadas autores como Louro (1996, 2000), Scott (1994, 1995), Angrosino (2009) e Lück (2001, 2009). Como resultado, observou-se que as professoras necessitam de espaço para reflexão e discussão da temática, pois, muitas vezes, suas condutas baseiam-se no senso comum. A partir das observações foi possível perceber que as crianças em suas brincadeiras, em alguns momentos, reproduzem o que foi aprendido socialmente, e em outros, transgridem, protagonizando maneiras diferentes de ser menino ou menina, diferente do que foi estipulado socialmente para o sexo feminino e o sexo masculino, (re)inventando, assim, outros papéis.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: