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dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorSchutz, Litiéli Wollmann
dc.date.accessioned2018-11-06T12:38:19Z
dc.date.available2018-11-06T12:38:19Z
dc.date.issued2018-08-17
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14751
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study is linked to the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management of the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the research line LP2- Pedagogical Management and Educational Contexts. It has as its theme the gender identities in the school context, a research carried out in the Early Years of elementary school. Gender is understood as a social construction, based on biological differences, which distinguishes and assigns meaning to what is meant by being male and female. From these distinctions are assigned to individuals roles, behaviors, clothing, and in childhood, the direction of play and toys judged suitable for boys and girls. The study aims to understand how gender identities are evidenced in situations of play and interaction of children and in the actions of teachers in the school context. The methodology is based on a qualitative research, with principles of ethnographic research, using participant observation and records in field diary as data production technique. Discussing the topic of gender identities in the educational context is pertinent to understand how this issue is addressed in teaching practice, by school management and how they are emphasized in public policies. For the theoretical basis, authors such as Louro (1996, 2000), Scott (1994, 1995), Angrosino (2009) and Lück (2001, 2009) were used. As a result, it was observed that the teachers need space for reflection and discussion of the subject, because, often, their conducts are based on common sense. From the observations it was possible to perceive that the children in their games, at times, reproduce what was learned socially, and in others, transgress, leading different ways of being a boy or a girl, different from what was stipulated socially for the female sex and the male sex, (re) inventing, thus, other roles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.title“Meninas não gostam de carros, meninos não prestam atenção”: identidades de gênero no contexto escolarpor
dc.title.alternative“Girls do not like toycars, boys do focus”: genre relationships on school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à linha de pesquisa LP2-Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como temática as identidades de gênero no contexto escolar, uma pesquisa realizada nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Compreende-se gênero como uma construção social, com base nas diferenças biológicas, que distingue e atribui significado ao que se entende por ser homem e mulher. A partir dessas distinções são determinados aos indivíduos papéis, comportamentos, vestimentas, e na infância, o direcionamento de brincadeiras e brinquedos julgados adequados para meninos e meninas. O estudo tem como objetivo compreender como as identidades de gênero se evidenciam nas situações de brincadeira e interação das crianças e nas ações das professoras no contexto escolar. A metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, com princípios da pesquisa etnográfica, utilizando a observação participante e registros em diário de campo como técnica de produção de dados. Discutir o tema identidades de gênero no contexto educativo é pertinente para compreender como essa questão é tratada na prática docente, pela gestão escolar e como as mesmas são enfatizadas nas políticas públicas. Para o embasamento teórico foram utilizadas autores como Louro (1996, 2000), Scott (1994, 1995), Angrosino (2009) e Lück (2001, 2009). Como resultado, observou-se que as professoras necessitam de espaço para reflexão e discussão da temática, pois, muitas vezes, suas condutas baseiam-se no senso comum. A partir das observações foi possível perceber que as crianças em suas brincadeiras, em alguns momentos, reproduzem o que foi aprendido socialmente, e em outros, transgridem, protagonizando maneiras diferentes de ser menino ou menina, diferente do que foi estipulado socialmente para o sexo feminino e o sexo masculino, (re)inventando, assim, outros papéis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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