Os olhares e escutas dos professores sobre a formação continuada em serviço das escolas municipais de educação infantil de Três Passos - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2018-06-29Autor
Schepp, Lediane Maria Feyth
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No presente trabalho monográfico buscamos compreender se a formação continuada em serviço desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Três Passos – RS tem contribuído para o aperfeiçoamento da prática pedagógica das professoras que atuam nas Escolas Municipais de Ensino de Educação Infantil. Para isso, buscamos conhecer o processo de implementação e consolidação da Proposta de Formação Continuada em Serviço na Rede Municipal de ensino em Três Passos - RS, verificando além das normatizações, as ações, os olhares e as escutas. Nossa pesquisa está ligada ao curso de Especialização em Gestão Educacional, perpassada pelos conceitos de Gestão Educacional e Formação Continuada e está articulada a um Estudo de Caso, efetivado na pesquisa bibliográfica e na coleta de dados a partir de pesquisa de campo por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Para fundamentar os conceitos trabalhados nos embasamos em autores como Silva & Frade (1997), Santos (2007), Canário (2006), Lück (2006), Falsarella (2004) e Horn (2014) e como amparo legal, documentos como a LDB 9494/96, o PNE 2014-2024 e o Plano de Carreira (Lei Municipal 4.426 de 2010). Podemos concluir que a Formação Continuada em serviço organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Três Passos - RS vem contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos professores que atuam nas Escolas de Educação Infantil, possibilitando um espaço importante para a reflexão sobre a prática docente, para o aprimoramento das práticas pedagógicas, para o fortalecimento do grupo e para a efetivação do processo de Gestão Escolar Democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: