Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorSchepp, Lediane Maria Feyth
dc.date.accessioned2018-11-06T14:07:00Z
dc.date.available2018-11-06T14:07:00Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14754
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn the present monographic work, we seek to understand if the continuous training in service developed by the Municipal Secretariat of Education of Três Passos - RS has contributed to the improvement of the pedagogical practice of the teachers who work in the Municipal Schools of Education of Infantile Education. To this end, we seek to know the process of implementation and consolidation of the Proposed Continuing Education in Service in the Municipal School of Education in Três Passos - RS, verifying beyond normatizations, actions, looks and eavesdropping. Our research is linked to the Specialization Course in Educational Management, permeated by the concepts of Educational Management and Continuing Education and is articulated to a Case Study, carried out in the bibliographic research and in the collection of data from field research through a questionnaire and semi structured interview. In order to base the concepts worked on, we base ourselves on authors such as Silva and Frade (1997), Santos (2007), Canário (2006), Lück (2006), Falsarella (2004) and Horn (2014) and as legal protection, documents such as LDB 9494/96, PNE 2014-2024 and the Career Plan (Municipal Law 4,426 of 2010). We can conclude that the Continued Training in service organized by the Municipal Secretariat of Education of Três Passos - RS, has been contributing to the development of the teaching and learning process of the teachers who work in the Early Education Childhood Schools, allowing an important space for reflection about the teaching practice, for the improvement of pedagogical practices, for the strengthening of the group and for the effective implementation of the Democratic School Management process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectFormação continuada em serviçopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectContinuing service trainingeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleOs olhares e escutas dos professores sobre a formação continuada em serviço das escolas municipais de educação infantil de Três Passos - RSpor
dc.title.alternativeTeachers 'looks and listenings on continued training the in service of the municipal schools of children education of Three Steps – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNo presente trabalho monográfico buscamos compreender se a formação continuada em serviço desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Três Passos – RS tem contribuído para o aperfeiçoamento da prática pedagógica das professoras que atuam nas Escolas Municipais de Ensino de Educação Infantil. Para isso, buscamos conhecer o processo de implementação e consolidação da Proposta de Formação Continuada em Serviço na Rede Municipal de ensino em Três Passos - RS, verificando além das normatizações, as ações, os olhares e as escutas. Nossa pesquisa está ligada ao curso de Especialização em Gestão Educacional, perpassada pelos conceitos de Gestão Educacional e Formação Continuada e está articulada a um Estudo de Caso, efetivado na pesquisa bibliográfica e na coleta de dados a partir de pesquisa de campo por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Para fundamentar os conceitos trabalhados nos embasamos em autores como Silva & Frade (1997), Santos (2007), Canário (2006), Lück (2006), Falsarella (2004) e Horn (2014) e como amparo legal, documentos como a LDB 9494/96, o PNE 2014-2024 e o Plano de Carreira (Lei Municipal 4.426 de 2010). Podemos concluir que a Formação Continuada em serviço organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Três Passos - RS vem contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos professores que atuam nas Escolas de Educação Infantil, possibilitando um espaço importante para a reflexão sobre a prática docente, para o aprimoramento das práticas pedagógicas, para o fortalecimento do grupo e para a efetivação do processo de Gestão Escolar Democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto