Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
Abstract
Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, objetivou a construção compartilhada de uma proposta de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da EMEF Professora Altina Teixeira, na perspectiva de potencializar a auto(trans)formação no exercício da docência. Ancorou-se metodologicamente na abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico foi a pesquisa pedagógica, na qual utilizou-se do grupo de diálogo, do memorial, da observação participante e da análise documental. Os colaboradores da pesquisa foram os professores dos anos iniciais e equipe gestora da EMEF Professora Altina Teixeira, situada no município de Santa Maria – RS. Em relação à formação continuada de professores, esta pesquisa encontrou seu principal aporte em Freire (1981, 1986,1996, 1997, 2001, 2003), Nóvoa (1991, 2009, 2017), Imbernóm (2000, 2010) e Vogt (2012). O conceito de auto(trans)formação fundamentou-se através de Henz e Toniolo (2015). Quanto a políticas públicas educacionais buscou-se fundamentação em Gatti (2000, 2016) e Dourado (2015), além dos marcos normativos relacionados à formação dos profissionais da educação. Concluiu-se que para os colaboradores um processo formativo deve primar pela discussão e reflexão coletiva, troca de experiências, partilha de vivências e aquisição de conhecimentos. As falas dos professores trouxeram a expectativa em tornar o espaço das reuniões pedagógicas um lócus de formação, no qual as práticas, as dificuldades e os anseios do cotidiano em relação à ação pedagógica possam ser discutidas, estudadas, trabalhadas, compartilhadas e superadas a cada novo encontro. Nesse sentido, é que se procedeu a elaboração compartilhada da proposta de formação. Considera-se que a construção desta proposta de formação continuada compartilhada, produto desta pesquisa, tem potencial de contribuir para a qualificação da ação docente, pois parte de princípios como o envolvimento do grupo, do trabalho colaborativo, da análise e reflexão das práticas pedagógicas, do estudo embasado em teóricos e marcos regulatórios das políticas educacionais, bem como do entendimento do diálogo como recurso de aprendizagem. Assim, defende-se que este estudo possa contribuir com a comunidade científica na área da formação de professores, bem como promover, pela análise e pela reflexão processos auto(trans)formativos da docência no espaço escolar lócus desta pesquisa, possibilitados pela construção de maneira colaborativa da proposta de formação continuada de professores.
Collections
The following license files are associated with this item: