Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
Resumo
Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, objetivou a construção compartilhada de uma proposta de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da EMEF Professora Altina Teixeira, na perspectiva de potencializar a auto(trans)formação no exercício da docência. Ancorou-se metodologicamente na abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico foi a pesquisa pedagógica, na qual utilizou-se do grupo de diálogo, do memorial, da observação participante e da análise documental. Os colaboradores da pesquisa foram os professores dos anos iniciais e equipe gestora da EMEF Professora Altina Teixeira, situada no município de Santa Maria – RS. Em relação à formação continuada de professores, esta pesquisa encontrou seu principal aporte em Freire (1981, 1986,1996, 1997, 2001, 2003), Nóvoa (1991, 2009, 2017), Imbernóm (2000, 2010) e Vogt (2012). O conceito de auto(trans)formação fundamentou-se através de Henz e Toniolo (2015). Quanto a políticas públicas educacionais buscou-se fundamentação em Gatti (2000, 2016) e Dourado (2015), além dos marcos normativos relacionados à formação dos profissionais da educação. Concluiu-se que para os colaboradores um processo formativo deve primar pela discussão e reflexão coletiva, troca de experiências, partilha de vivências e aquisição de conhecimentos. As falas dos professores trouxeram a expectativa em tornar o espaço das reuniões pedagógicas um lócus de formação, no qual as práticas, as dificuldades e os anseios do cotidiano em relação à ação pedagógica possam ser discutidas, estudadas, trabalhadas, compartilhadas e superadas a cada novo encontro. Nesse sentido, é que se procedeu a elaboração compartilhada da proposta de formação. Considera-se que a construção desta proposta de formação continuada compartilhada, produto desta pesquisa, tem potencial de contribuir para a qualificação da ação docente, pois parte de princípios como o envolvimento do grupo, do trabalho colaborativo, da análise e reflexão das práticas pedagógicas, do estudo embasado em teóricos e marcos regulatórios das políticas educacionais, bem como do entendimento do diálogo como recurso de aprendizagem. Assim, defende-se que este estudo possa contribuir com a comunidade científica na área da formação de professores, bem como promover, pela análise e pela reflexão processos auto(trans)formativos da docência no espaço escolar lócus desta pesquisa, possibilitados pela construção de maneira colaborativa da proposta de formação continuada de professores.
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