A construção da gestão democrática em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo: integrando escola e comunidade
Resumo
O presente trabalho busca compreender como acontece a gestão democrática participativa em uma escola da rede Municipal de Novo Hamburgo/RS na perspectiva dos professores e da comunidade escolar a fim de conhecer e analisar as ações desenvolvidas no processo de gestão participativa para integrar a escola e comunidade. Como objetivos específicos, buscou-se: a) analisar o projeto politico pedagógico e o plano de ação, para identificar a proposta de gestão adotada pela escola; b) compreender o conceito de gestão de uma representação de cada segmento da escola pesquisada; c) discutir a partir dos dados apresentados, alternativas para melhorar a gestão democrática na escola. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um questionário, com representantes de cada segmento (direção, pais, alunos e funcionários). Foi possível perceber, através da pesquisa, que a equipe gestora precisa se mobilizar melhor na conscientização e participação da comunidade escolar, para ampliar cada vez mais a participação na tomada de decisões nos assuntos da escola, tornando essa comunidade ativa dentro e fora dos muros da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: