Gestão democrática e o papel do gestor na escola pública: reflexões a partir de uma história de vida
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Data
2018-06-30Autor
Peruzzo, Cátia Maria Armelin
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Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar o papel do gestor frente à
educação, a partir da perspectiva da gestão democrática, a fim de acrescentar
reflexões para enriquecer o meu fazer profissional na Secretaria Municipal de
Educação, Esporte, Lazer e Juventude em Veranópolis/RS, como Orientadora da
Educação Especial. Nessa perspectiva, o papel do gestor escolar, suas
concepções e práticas, é de suma importância no contexto educacional
democrático na atualidade. Minhas vivências estão no cerne desse trabalho que
tem como base metodológica a história de vida. O referencial teórico se construiu a
partir dos seguintes autores: Oliveira (2007), Nóvoa (1992), Moor (2013), Dewey
(1960), Paro (2007), Lück (1996), Wittmann (2004), Drabach e Mousquer (2009).
Portanto, tem-se como foco destacar a ideia de que a gestão democrática já é uma
realidade social e política em que o gestor deve estar apto a receber sugestões dos
demais membros da escola e da comunidade, através do diálogo, da reflexão e da
crítica, a fim de tomar decisões coletivamente e em prol ao grupo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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