Possibilidades e limites para a implementação de uma proposta de integração curricular dentro de uma escola básica
Resumo
Diante de uma sociedade cada vez mais dinâmica, que se encontra em constante evolução, surge a necessidade de se pensar sobre as estratégias e os recursos didáticos utilizados pelas instituições básicas de ensino. Nesta pesquisa, discute-se o planejamento e a implementação de atividades interdisciplinares dentro de uma escola de educação básica. Mais especificamente, objetivamos analisar as possibilidades e os limites da implementação de um projeto interdisciplinar em uma escola estadual, segundo os princípios da gestão democrática, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e avanços verificados por uma escola estadual de educação básica, situada no município de Santa Maria- RS, na implementação de uma proposta de integração curricular visando a gestão democrática? Para tanto, foi elaborado e implementado, de forma colaborativa entre docentes e a gestão escolar, um projeto interdisciplinar de ensino utilizando como tema motivador o Meio Ambiente na busca da revitalização de um espaço físico da escola. A partir da análise dos resultados, pode-se perceber as contribuições significativas em termos de interação e colaboração propiciados pelas atividades propostas. A participação e a colaboração dos professores, desde o planejamento até a execução da proposta interdisciplinar, indica a possibilidade desse tipo de trabalho colaborar com a ruptura de uma concepção solitária de trabalho docente, confinada à sala de aula e ao trabalho disciplinar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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