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dc.contributor.advisorZambon, Luciana Bagolin
dc.creatorGuidolin, Jardel Antonio
dc.date.accessioned2018-11-07T14:11:13Z
dc.date.available2018-11-07T14:11:13Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14769
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractFaced with an increasingly dynamic society, which is constantly evolving, there is a need to think about the didactic strategies and resources used by basic educational institutions. In this research, we discuss the planning and implementation of interdisciplinary activities within a basic education school. More specifically, we aim to analyze the possibilities and the limits of the implementation of an interdisciplinary project in public school, according to the principles of democratic management, within an interdisciplinary perspective, looking for answers to the following research problem: What are the challenges and advances verified by a public school of basic education, located in the county of Santa Maria, RS, in the implementation of a proposal in the curricular integration aiming at the democratic management? Therefore, an interdisciplinary teaching project was developed and implemented in a collaborative way between teachers and school management, using as a motivating theme the Environment aiming the revitalization of a physical space of the school. From the analysis of the results, one can perceive the significant contributions in terms of interaction and collaboration offered by the proposed activities. The participation and collaboration of teachers, from the planning to the execution of the interdisciplinary proposal, indicates the possibility of this type of work collaborating with the rupture of a solitary conception of teaching work, confined to the classroom and to disciplinary work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectProjeto interdisciplinar de ensinopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectTrabalho docente coletivopor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectInterdisciplinary teaching projecteng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectCollective teachingeng
dc.titlePossibilidades e limites para a implementação de uma proposta de integração curricular dentro de uma escola básicapor
dc.title.alternativePossibilities and limits for the implementation of a curricular integration proposal within a basic schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante de uma sociedade cada vez mais dinâmica, que se encontra em constante evolução, surge a necessidade de se pensar sobre as estratégias e os recursos didáticos utilizados pelas instituições básicas de ensino. Nesta pesquisa, discute-se o planejamento e a implementação de atividades interdisciplinares dentro de uma escola de educação básica. Mais especificamente, objetivamos analisar as possibilidades e os limites da implementação de um projeto interdisciplinar em uma escola estadual, segundo os princípios da gestão democrática, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e avanços verificados por uma escola estadual de educação básica, situada no município de Santa Maria- RS, na implementação de uma proposta de integração curricular visando a gestão democrática? Para tanto, foi elaborado e implementado, de forma colaborativa entre docentes e a gestão escolar, um projeto interdisciplinar de ensino utilizando como tema motivador o Meio Ambiente na busca da revitalização de um espaço físico da escola. A partir da análise dos resultados, pode-se perceber as contribuições significativas em termos de interação e colaboração propiciados pelas atividades propostas. A participação e a colaboração dos professores, desde o planejamento até a execução da proposta interdisciplinar, indica a possibilidade desse tipo de trabalho colaborar com a ruptura de uma concepção solitária de trabalho docente, confinada à sala de aula e ao trabalho disciplinar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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