dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Silva, Marilusa Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T12:16:32Z | |
dc.date.available | 2018-11-08T12:16:32Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14779 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to contribute to the reflection on the role of the school
manager in the process of inclusion in a School of Early Childhood Education of the
municipal network of Novo Hamburgo. Semistructured interviews were used as
methodology. These surveys were carried out with teachers and managers in order to
verify the inclusion of children with disabilities in this contexto. The analysis of the
interviews allowed to verify the challenges that the inclusion process still faces, which
needs new perspectives, collective construction of involvement which can favor a
restructuring that involves willingness. Therefore, it is considered that the manager
occupies a primordial place in this process, that can make feasible the inclusion of
effective form or not. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | School manager | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | O papel da gestão escolar na inclusão de alunos com deficiência na educação infantil: um estudo da rede municipal de Novo Hamburgo | por |
dc.title.alternative | The role of school management in the inclusion of disabled students in children education: a study of the Novo Hamburgo municipal network | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Francisco de Paula, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor escolar
frente ao processo de inclusão em uma Escola de Educação Infantil da rede municipal
de Novo Hamburgo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semiestruturada. Essas
pesquisas foram realizadas com os professores e gestores a fim de verificar como
ocorre a inclusão de crianças com deficiência nesse contexto. As análises das
entrevistas permitiram verificar os desafios que o processo de inclusão ainda encontra,
o qual necessita de novas perspectivas, construção coletiva de envolvimento o que
pode favorecer uma reestruturação que envolve o querer. Sendo assim, considera-se
que o gestor ocupa um lugar primordial nesse processo, que poderá viabilizar a
inclusão de forma efetiva ou não. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |