Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorSilva, Marilusa Gonçalves da
dc.date.accessioned2018-11-08T12:16:32Z
dc.date.available2018-11-08T12:16:32Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14779
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to contribute to the reflection on the role of the school manager in the process of inclusion in a School of Early Childhood Education of the municipal network of Novo Hamburgo. Semistructured interviews were used as methodology. These surveys were carried out with teachers and managers in order to verify the inclusion of children with disabilities in this contexto. The analysis of the interviews allowed to verify the challenges that the inclusion process still faces, which needs new perspectives, collective construction of involvement which can favor a restructuring that involves willingness. Therefore, it is considered that the manager occupies a primordial place in this process, that can make feasible the inclusion of effective form or not.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleO papel da gestão escolar na inclusão de alunos com deficiência na educação infantil: um estudo da rede municipal de Novo Hamburgopor
dc.title.alternativeThe role of school management in the inclusion of disabled students in children education: a study of the Novo Hamburgo municipal networkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Francisco de Paula, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor escolar frente ao processo de inclusão em uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semiestruturada. Essas pesquisas foram realizadas com os professores e gestores a fim de verificar como ocorre a inclusão de crianças com deficiência nesse contexto. As análises das entrevistas permitiram verificar os desafios que o processo de inclusão ainda encontra, o qual necessita de novas perspectivas, construção coletiva de envolvimento o que pode favorecer uma reestruturação que envolve o querer. Sendo assim, considera-se que o gestor ocupa um lugar primordial nesse processo, que poderá viabilizar a inclusão de forma efetiva ou não.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto