Gestão escolar e resultados do IDEB: um estudo de caso em uma escola municipal de Sobradinho - RS
Resumo
A presente monografia tem como tema central os resultados do Ideb e a qualidade de ensino de uma escola municipal de Sobradinho/RS. A escola ocupa um espaço significativo na rotina diária de crianças e jovens, onde além da arte de ensinar ela passa a transmitir valores que são fundamentais para a vida em sociedade e passa por avaliações externas que expressam resultados que apontam a qualidade de ensino como um ponto positivo ou aponta necessidades de melhorias. Desse modo tem-se como objetivo geral Investigar que fatores influenciam no resultado do Ideb e quais ações o gestor educacional poderia desenvolver para melhorar o Ideb e consequentemente a qualidade de ensino. Inicialmente investigou-se como fundamentação teórica a influência da globalização na escola, concepções de gestor escolar e trabalho pedagógico, insucesso escolar e suas implicações, conceito e sistematização do Ideb, Proposta Político Pedagógica da Escola e Marcos Referencial, Doutrinal e Operativo da escola pesquisada. Após realizou-se a pesquisa utilizando como Metodologia o Estudo de Caso com entrevistas através de questionários para dois (02) professores, um (01) gestor e um (01) pai ou responsável de aluno. Em seguida, foram analisadas as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, através da análise do conteúdo. Os resultados apontados demonstraram que para haver melhoria na qualidade de ensino e nos resultados do Ideb, a escola deverá desenvolver ações para aumentar a participação da família no processo de escolarização dos alunos contribuindo assim na construção de parcerias que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: