Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBuligon, Keli
dc.date.accessioned2018-11-09T11:07:53Z
dc.date.available2018-11-09T11:07:53Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14784
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph brings as main subject the Ideb results and the teaching quality in a municipal school in Sobradinho/RS. School is a significant fraction in a daily routine of children and teenagers, over the teaching art, It transmits fundamental values to their society lives and is submitted to external evaluations that brings results that show the teaching quality as a positive aspect or show that it should be better. Therefore, the general objective is investigate what are the factors that influence in Ideb results and what kind of actions could the school manager do to get better the Ideb results and, consequently, the teaching quality. First off all, as theoretical foundation, was investigated the influence of globalization at school, school management conceptions and pedagogical work, failure at school and its implications, Ideb concept and systematization, Political and Pedagogical Proposal of the school, and Referential, Doctrinal and Operative marks of the investigated school. Then, the research was made using as methodology the case study with interviews trough the questionnaires for two (02) teachers, one (01) school manager and one (01) student relative or responsible. After this, the answers were analyzed, making a comparison with the referential mark, trough the analysis of the contents. The results show that to get better about the teaching quality and Ideb results, the school should develop to get bigger the families participation in the schooling process of the students, helping with the construction of partnerships in favour of the success of the children at school and at society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.subjectScholar managementeng
dc.subjectTeaching qualityeng
dc.titleGestão escolar e resultados do IDEB: um estudo de caso em uma escola municipal de Sobradinho - RSpor
dc.title.alternativeSchool manegement and IDEB results: a case study in a municipal school in Sobradinho - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia tem como tema central os resultados do Ideb e a qualidade de ensino de uma escola municipal de Sobradinho/RS. A escola ocupa um espaço significativo na rotina diária de crianças e jovens, onde além da arte de ensinar ela passa a transmitir valores que são fundamentais para a vida em sociedade e passa por avaliações externas que expressam resultados que apontam a qualidade de ensino como um ponto positivo ou aponta necessidades de melhorias. Desse modo tem-se como objetivo geral Investigar que fatores influenciam no resultado do Ideb e quais ações o gestor educacional poderia desenvolver para melhorar o Ideb e consequentemente a qualidade de ensino. Inicialmente investigou-se como fundamentação teórica a influência da globalização na escola, concepções de gestor escolar e trabalho pedagógico, insucesso escolar e suas implicações, conceito e sistematização do Ideb, Proposta Político Pedagógica da Escola e Marcos Referencial, Doutrinal e Operativo da escola pesquisada. Após realizou-se a pesquisa utilizando como Metodologia o Estudo de Caso com entrevistas através de questionários para dois (02) professores, um (01) gestor e um (01) pai ou responsável de aluno. Em seguida, foram analisadas as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, através da análise do conteúdo. Os resultados apontados demonstraram que para haver melhoria na qualidade de ensino e nos resultados do Ideb, a escola deverá desenvolver ações para aumentar a participação da família no processo de escolarização dos alunos contribuindo assim na construção de parcerias que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto