Os entraves para implantação da gestão democrático-participativa nas escolas municipais
Resumo
A presente pesquisa teve como tema a gestão democrático-participativa. Seu objetivo geral foi: Analisar os entraves para a implantação da Gestão Democrática nas Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino do Município de Ibarama/RS. Teve como problemáticas: Como vem sendo efetivada a gestão das escolas municipais? Como acontece o processo de escolha dos diretores? Os pais, alunos, professores participam das decisões das escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Ibarama/RS? Quais os desafios e possibilidades identificados nesse processo com vistas à gestão democrática? A metodologia utilizada foi um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Nesse tipo de pesquisa o pesquisador está inserido, efetivamente, no contexto e na situação pesquisada. Os sujeitos envolvidos constituíram-se de três gestores/diretores de escolas municipais de Ibarama/RS. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. O resultado dessa pesquisa mostrou que as escolas municipais apresentam um modelo de gestão democrática mascarada, pois na realidade ela não existe. As decisões da escola não são tomadas democraticamente, começando pelo diretor, que é escolhido com base em filiação partidária. Através dessa pesquisa, buscou-se apresentar as reflexões e os desafios para a implantação de uma gestão democrática nas escolas municipais de Ibarama/RS. E também encontrar soluções para diminuir os entraves que impedem a transformação dessa realidade educacional. Assim como mostrar caminhos para que a comunidade escolar possa exercer o direito de participação nas demandas da escola, através da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico; do Conselho Escolar; da Associação de Pais e Mestres; do Grêmio Estudantil e da eleição, pelo voto, do gestor da escola. Estas ações visam mostrar que para implantar a gestão democrático-participativa nas Escolas Municipais de Ibarama/RS será necessário mudar a mentalidade das pessoas, trabalhar com mecanismos que proporcionem à participação de toda a comunidade escolar, desta forma a escola conquistaria a autonomia política, administrativa, pedagógica e financeira, e assim a gestão seria, efetivamente, democrático-participativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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