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dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorArrial, Maria Inez
dc.date.accessioned2018-11-09T11:21:00Z
dc.date.available2018-11-09T11:21:00Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14785
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015por
dc.description.abstractThis research had as its theme the democratic participative management. Its overall objective was to analyze the obstacles to the implementation of the Democratic Management in Municipal Schools of the Municipal City of Ibarama Teaching / RS. We had the problem: the management of public schools As has been effective? As the process of choosing directors? Parents, students, teachers participate in decisions of the schools of the Municipal School in the municipality of Ibarama / RS? What are the challenges and opportunities identified in this process with a view to democratic governance? The methodology used was a case study with a qualitative approach. This kind of research the researcher is part effectively in the context and in the researched situation. The subjects involved consisted of three managers / directors of public schools in Ibarama / RS. The collected data were analyzed using content analysis. The result of this research showed that public schools have a masked democratic management model, because in reality it does not exist. The school's decisions are not taken democratically, beginning with the director, who is chosen on the basis of party affiliation. Through this research, we tried to present the reflections and challenges for the implementation of a democratic administration in local schools Ibarama / RS. And also to find solutions to reduce the barriers that prevent the transformation of this educational reality. As well as ways to show that the school community can exercise the right to participate in school demands through the collective elaboration of the Pedagogical Political Project; School Board; the Association of Parents and Teachers; the Student Government and the election, by voting, the school manager. These actions aim to show that to deploy the democratic participative management in the Municipal Schools Ibarama / RS will be necessary to change the mindset of people, work with mechanisms that provide the participation of the whole school community, so the school would conquer the political, administrative autonomy, educational and financial, and thus the management would effectively democratic participatory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democrático-participativapor
dc.subjectEscolas municipaispor
dc.subjectGestores/diretorespor
dc.subjectDemocratic participatory managementeng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.subjectManagers/directorseng
dc.titleOs entraves para implantação da gestão democrático-participativa nas escolas municipaispor
dc.title.alternativeThe barriers to implementation of the democratic-participatory management in municipal schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como tema a gestão democrático-participativa. Seu objetivo geral foi: Analisar os entraves para a implantação da Gestão Democrática nas Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino do Município de Ibarama/RS. Teve como problemáticas: Como vem sendo efetivada a gestão das escolas municipais? Como acontece o processo de escolha dos diretores? Os pais, alunos, professores participam das decisões das escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Ibarama/RS? Quais os desafios e possibilidades identificados nesse processo com vistas à gestão democrática? A metodologia utilizada foi um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Nesse tipo de pesquisa o pesquisador está inserido, efetivamente, no contexto e na situação pesquisada. Os sujeitos envolvidos constituíram-se de três gestores/diretores de escolas municipais de Ibarama/RS. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. O resultado dessa pesquisa mostrou que as escolas municipais apresentam um modelo de gestão democrática mascarada, pois na realidade ela não existe. As decisões da escola não são tomadas democraticamente, começando pelo diretor, que é escolhido com base em filiação partidária. Através dessa pesquisa, buscou-se apresentar as reflexões e os desafios para a implantação de uma gestão democrática nas escolas municipais de Ibarama/RS. E também encontrar soluções para diminuir os entraves que impedem a transformação dessa realidade educacional. Assim como mostrar caminhos para que a comunidade escolar possa exercer o direito de participação nas demandas da escola, através da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico; do Conselho Escolar; da Associação de Pais e Mestres; do Grêmio Estudantil e da eleição, pelo voto, do gestor da escola. Estas ações visam mostrar que para implantar a gestão democrático-participativa nas Escolas Municipais de Ibarama/RS será necessário mudar a mentalidade das pessoas, trabalhar com mecanismos que proporcionem à participação de toda a comunidade escolar, desta forma a escola conquistaria a autonomia política, administrativa, pedagógica e financeira, e assim a gestão seria, efetivamente, democrático-participativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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