Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorArenhardt, Elisandra
dc.date.accessioned2018-11-09T11:33:49Z
dc.date.available2018-11-09T11:33:49Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14786
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the democratic management intervenes in the teaching and learning of the student of elementary school process. In addition, it intends to see how this relationship is reflected in the external evaluations of the Active School (fake name). For this, a qualitative approach was carried out using the research of the type case study, based on data obtained from the site of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As a result, it was observed that the democratic management is important in the teaching-learning process as it ensures the participation of the whole school community in the construction of knowledge, as indicated by the results of the “Prova Brasil” and basic education development indices. It is clear, therefore, the importance of this work for the consolidation of practices oriented to external evaluations, a democratized prospect of working knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAvaliações externaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectExternal evaluationseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleGestão democrática e resultados das avaliações externas no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeDemocratic management and results of external evaluations in elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira a gestão democrática e os resultados educacionais das avaliações externas no Ensino Fundamental intervêm no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com base nos dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como resultado, constatou-se que a gestão democrática é impactante no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que garante a participação de toda comunidade escolar na construção dos saberes, como indicam os resultados da Prova Brasil e os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica. Percebe-se, portanto, a importância desse trabalho para a consolidação de práticas voltadas às avaliações externas, numa perspectiva democratizada de trabalhar o conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto