dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Arenhardt, Elisandra | |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T11:33:49Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T11:33:49Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14786 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate how the democratic management intervenes in the teaching and learning of the student of elementary school process. In addition, it intends to see how this relationship is reflected in the external evaluations of the Active School (fake name). For this, a qualitative approach was carried out using the research of the type case study, based on data obtained from the site of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As a result, it was observed that the democratic management is important in the teaching-learning process as it ensures the participation of the whole school community in the construction of knowledge, as indicated by the results of the “Prova Brasil” and basic education development indices. It is clear, therefore, the importance of this work for the consolidation of practices oriented to external evaluations, a democratized prospect of working knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Avaliações externas | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | External evaluations | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | Gestão democrática e resultados das avaliações externas no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Democratic management and results of external evaluations in elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira a gestão democrática e os resultados educacionais das avaliações externas no Ensino Fundamental intervêm no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com base nos dados obtidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como resultado, constatou-se que a gestão democrática é impactante no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que garante a participação de toda comunidade escolar na construção dos saberes, como indicam os resultados da Prova Brasil e os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica. Percebe-se, portanto, a importância desse trabalho para a consolidação de práticas voltadas às avaliações externas, numa perspectiva democratizada de trabalhar o conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |