Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Ellen dos Santos
dc.creatorBreunig, Rubiara Aline
dc.date.accessioned2018-11-09T12:17:04Z
dc.date.available2018-11-09T12:17:04Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14788
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study investigates the reality of physical education in the early years of primary education in a school of the state public school system in the state of Rio Grande do Sul, where, according to current legislation, the physical education classes are taught by a teacher called unidocente. The objective was to verify the routine of physical education classes from the perception of teachers regarding the use of playful and recreation as contributing procedures for motor development of children. The participants were six teachers of early, aged thirty-seven and fifty years, trained in undergraduate courses. As data collection instrument was used a questionnaire with open and closed questions, so this way it was possible to determine the routine of physical education classes in school. The results showed that the procedures investigated in the research are essential to the development of children during the school day and that teachers understand the importance of the recreational use and recreation for motor development, affective and cognitive also students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectRecreaçãopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.subjectRecreationeng
dc.subjectPlayfulpor
dc.titleA realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação vigente, as aulas de educação física são ministradas por um professor denominado unidocente. O objetivo da pesquisa foi verificar a rotina das aulas de educação física a partir da percepção dos professores em relação ao uso do lúdico e da recreação como procedimentos contribuintes para o desenvolvimento motor das crianças. Participaram da pesquisa seis professoras dos anos iniciais, com idade entre trinta e sete e cinquenta anos, com formação em cursos de licenciatura. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, para que desta forma fosse possível averiguar a rotina das aulas de educação física na escola. A análise dos resultados permitiu concluir que os procedimentos investigados na pesquisa são essenciais para o desenvolvimento integral da criança durante o período escolar e que as professoras compreendem a importância da utilização do lúdico e da recreação para o desenvolvimento motor, afetivo e também cognitivo dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto