dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Awila, Hakel Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T14:27:34Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T14:27:34Z | |
dc.date.issued | 2015-12-19 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14792 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Aiming to analyze the benefits that applets built on the software of dynamic mathematics – GeoGebra – can bring to the teaching and learning process of students form high school on the topic of Prisms. This work shows a didactic alternative in the study of this content, purposing, through interactivity, a facilitation in the comprehension of the calculation of Prisms surfaces and volumes. These constructions aim to facilitate mainly the understanding related to its nomenclature, planning, polygons quadrature and the Principle of Cavalieri. For this analysis, a planning was elaborated which resulted in three lessons, lasting two hours each, which were done in a State School of High School, in the city of Santa Maria – RS. The students were invited to participate in the planning application in the classes conter shift. The participation happened in an active way, avoiding the memorization of formulas and valuing the logical reasoning. As a result, there is the conviction that the use of technological resources, as GeoGebra, make a difference for an efficient learning, providing from the interaction and the moves done with the applets, that the concepts become more evident for the students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Prismas | por |
dc.subject | Superfície e volume de prismas | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Prisms | eng |
dc.subject | Prisms surface and volume | eng |
dc.title | Uma alternativa didática para o estudo de prismas no ensino médio com applets construídos no GeoGebra | por |
dc.title.alternative | A didactic alternative for the prism study in high school with applets built in GeoGebra | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Procurando analisar os benefícios que applets construídos no software de matemática dinâmica GeoGebra podem trazer ao ensino e a aprendizagem de alunos do Ensino Médio no tópico de Prismas, este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo deste conteúdo, propondo, por meio da interatividade, uma facilitação na compreensão do cálculo da área da superfície e volume de Prismas. Estas construções visam promover principalmente o entendimento correspondente a sua nomenclatura, a planificação, quadratura de polígonos e o Princípio de Cavalieri. Para esta análise, foi elaborado um planejamento que resultou em três aulas, com duração de duas horas cada, que foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Santa Maria – RS. Os alunos foram convidados a participar da aplicação do planejamento no contra turno das aulas. A participação ocorreu de forma ativa, evitando uma memorização de fórmulas e valorizando o raciocínio lógico. Como resultado, fica a convicção de que a utilização de recursos tecnológicos, como o GeoGebra, pode fazer a diferença para uma aprendizagem eficaz, oportunizando, a partir da interação e dos movimentos realizados com os applets, que os conceitos tornem-se mais evidentes aos olhos dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |