A educação física na educação infantil: concepções de professoras da educação infantil de Dilermando de Aguiar/RS
Abstract
Pensar sobre a Educação Física na Educação infantil é instigante e desafiador, sobretudo, quando consideramos o processo histórico de ambas as áreas de conhecimentos e as possíveis tensões que podem existir com a presença de professores de Educação Física nas escolas de Educação infantil. Acreditamos que é possível desenvolver um trabalho compartilhado entre pedagogas e professores de Educação Física a fim de construírem um trabalho colaborativo e de qualidade para as crianças. Para tanto, elaboramos o seguinte objetivo: compreender as concepções de Educação Física na Educação Infantil das professoras que atuam na escola de Educação Infantil de Dilermando de Aguiar/RS. Este estudo foi guiado por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professoras que atuam na Educação Infantil, sendo quatro pedagogas e uma professora de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de um questionário e sua analise realizada a partir da análise de conteúdo. Ao analisarmos os questionários respondidos pelas professoras, identificamos duas categorias que permearam todas as suas falas: a Educação Física como um momento de descoberta e de novas experiências na escola e a Educação Infantil como um espaço da criança. As professoras destacaram a importância das aulas serem planejadas para atender as necessidades dos alunos e de possibilitar o maior número de experiências possíveis dos alunos. Nesse sentido, acreditam que o professor precisa aceitar os desafios impostos pelas mudanças no espaço escolar. Precisa desejar, participar, estar engajado com a proposta da escola e ter o desejo de promover práticas significativas e que atendam as necessidades dos alunos. Portanto, o professor precisa se comprometer com seu fazer pedagógico e trabalhar cada vez mais de forma colaborativa com os demais professores da escola, pois o desejo de pensar a Educação Física na Educação Infantil é o de somar e não o de fragmentar práticas. O desejo é de possibilitar experiências diversificadas as crianças e que tenha significado em sua vida.
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