Educação física nos anos iniciais: a realidade das escolas municipais de Palmeira das Missões
Resumo
O estudo tem como objetivo verificar a realidade das aulas de Educação Física que são propostas pelos professores das escolas municipais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Se estão promovendo nas suas aulas vivências e aprendizagens motoras básicas para o desenvolvimento total do aluno. A população foi formada por professores que ministram aulas de Educação Física nos anos iniciais nas escolas municipais de Palmeira das Missões, cuja amostra foi de 12 professores da rede pública municipal, sendo que 2 são formados em Educação Física e os outros 10 unidocentes. Os professores responderam a um questionário com perguntas abertas investigando sobre a realidade na escola. As escolas na sua maioria localizadas na zona rural. As famílias na comunidade escolar trabalham com a agricultura, onde as escolas possuem lugares para a prática de educação física. Os alunos têm aula toda semana variando sua quantidade. A disciplina é considerada importante. Os alunos na sua grande maioria participam das aulas sem problemas. Os conteúdos foram por algumas vezes confundidos com habilidades motoras. Os materiais utilizados são na sua maioria materiais improvisados e alternativos. A avaliação é realizada de diferentes maneiras pelos professores e alguns não realizam avaliação da disciplina nessa fase de ensino. Na maioria das respostas os professores realizam planejamento para as aulas, os que não o fazem é por falta de tempo. A maioria das questões ficaram sem conclusões específicas, podendo dar continuidade e ainda ficou a sugestão de oficinas para os professores unidocentes ou professor da area ministrando as aulas nessa fase de ensino.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: