Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatzer, Juliana Izabel
dc.creatorSouza, João Ademir de
dc.date.accessioned2018-11-12T10:45:21Z
dc.date.available2018-11-12T10:45:21Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14798
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present article is located in theoretical and practical courses in the area of Physical Education. I intend to show in this research cooperative games in the early years of Elementary School, specifically in the fifth grad, in order to work with students a didactic and pedagogical proposal from these games. Differentiating these games of competition games, leading the students to think the cooperation as something essential in a social environment, as in school or in any segment of society where we live. The research has the involvement of the teacher with students who must to think, to create and restructure the cooperative games from their reality. For it at the first moment, the proposal is to argue the theme taking the school community, then, to applying some games that have ever had, and finally search to create new cooperative games and if necessary to adapt them to possibility the participation of everybodyeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectJogos cooperativospor
dc.subjectJogos competitivospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCooperative gameseng
dc.subjectCompetitive gameseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titlePrática pedagógica: criação de jogos cooperativos a partir de jogos competitivos nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo situa-se nos campos teóricos e práticos da área da Educação Física, buscou abordar os jogos cooperativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o 5º ano, com o intuito de trabalhar com os educandos uma proposta didática e pedagógica destes jogos diferenciando-os dos jogos de competição, levando os alunos a pensar a cooperação como algo primordial no ambiente social, quer seja na escola ou em qualquer seguimento da sociedade em que vive. A pesquisa conta com o envolvimento do professor juntamente com os alunos que deveriam pensar criar e reestruturar os jogos cooperativos, a partir de sua realidade. Para isso, em um primeiro momento a proposta foi discutir o assunto envolvendo a comunidade escolar (pais e alunos), posteriormente aplicação de alguns jogos já existentes, e, por fim, procurou-se criar novos jogos cooperativos e se necessário adaptá-los para possibilitar a participação de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto