Caminhos para a inserção da educação ambiental na escola
Abstract
Esta pesquisa terá como foco de análise e proposta de ação o Seminário Integrado na Escola
Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, com vistas a pensar caminhos para a inserção da educação
ambiental no contexto da escola. Este estudo se propõe a pensar a educação ambiental como
modalidade da educação em seu sentido político para auxiliar a formação da cidadania e consciência
ambiental. A escola então deve contribuir no papel de motivadora e integradora nas trocas de
saberes e técnicas que apontem para uma nova proposta de desenvolvimento para a humanidade: o
desenvolvimento sustentável. Projetos em educação ambiental, sejam quais forem os contextos,
devem alertar que o meio ambiente não está distante e que os recursos não estão fora do nosso
cotidiano, que estamos todos interligados pela condição de humanidade.Nesse sentido, pretendo aliar
a proposta pedagógica do Seminário Integrado como tentativa de ressignificação de hábitos, de
conceitos e práticas e que impulsione o trabalho docente em direção da educação ambiental. É
interessante que a educação ambiental esteja nos currículos do ensino médio através de projetos
interdisciplinares ou metodologias interdisciplinares envolvendo as temáticas ambientais.O suporte
teórico embasará esta pesquisa e será meu apoio para pensar na implementação desses caminhos
de inserção da educação ambiental na escola Cilon Rosa.
Collections
- Educação Ambiental [191]
The following license files are associated with this item: