dc.contributor.advisor | Matté, Volnei Antônio | |
dc.creator | Cielo, Andreia Vedoin | |
dc.date.accessioned | 2016-04-13T15:38:59Z | |
dc.date.available | 2016-04-13T15:38:59Z | |
dc.date.issued | 2010-09-24 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1480 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work investigates the blogging tool as an instrument of communication,
interaction and sharing of ideas, information and knowledge in a collaborative manner in a
school setting, with the support material of the Specialization Course in Information
Technology and Communication applied to Education, Federal University of Santa Maria - RS, bibliographies and articles from various magazines and the Internet. In this research, we
opted for Qualitative method assumes that the direct and prolonged contact with the
environment of the researcher and the situation being investigated. Held to this end,
interviews with students, management team and the Technical Computing of the School of
Silveira Martins and practical activities with students of that school. It was observed, from this
work that the blog tool can be used as a feature, in developing these skills, because it
generates enchantment because it offers a much more intense interaction between real and virtual. However, for the Technologies that are present in classrooms as a tool for meaningful learning, is critical to continued training of teachers, so they are secure in the face of new challenges. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ferramenta blog | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | O blog na educação: uma estratégia pedagógica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva investigar a ferramenta blog como um instrumento de
comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de
maneira colaborativa, no ambiente escolar, tendo como apoio o material do Curso de
Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas e artigos de revistas e da
internet. Nesta pesquisa, optou-se pelo método Qualitativo que supõe o contato direto e
prolongado do investigador com o ambiente e com a situação que está sendo investigada.
Realizou-se, para tanto, entrevistas com alunos, equipe diretiva e com o Técnico em
Informática da Escola Municipal de Silveira Martins e atividades práticas com os alunos
desta mesma escola. Foi possível verificar, a partir deste trabalho que a ferramenta blog
pode ser utilizada como um recurso interessante, no desenvolvimento dessas habilidades,
pois gera encantamento pelo fato de proporcionar uma interação muito mais intensa entre o
real e o virtual. No entanto, para que as Tecnologias estejam presentes nas salas de aula,
como ferramenta de aprendizagem significativa, é fundamental a formação continuada dos
professores, a fim de que estejam seguros frente aos novos desafios. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |