Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatté, Volnei Antônio
dc.creatorCielo, Andreia Vedoin
dc.date.accessioned2016-04-13T15:38:59Z
dc.date.available2016-04-13T15:38:59Z
dc.date.issued2010-09-24
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1480
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work investigates the blogging tool as an instrument of communication, interaction and sharing of ideas, information and knowledge in a collaborative manner in a school setting, with the support material of the Specialization Course in Information Technology and Communication applied to Education, Federal University of Santa Maria - RS, bibliographies and articles from various magazines and the Internet. In this research, we opted for Qualitative method assumes that the direct and prolonged contact with the environment of the researcher and the situation being investigated. Held to this end, interviews with students, management team and the Technical Computing of the School of Silveira Martins and practical activities with students of that school. It was observed, from this work that the blog tool can be used as a feature, in developing these skills, because it generates enchantment because it offers a much more intense interaction between real and virtual. However, for the Technologies that are present in classrooms as a tool for meaningful learning, is critical to continued training of teachers, so they are secure in the face of new challenges.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectFerramenta blogpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleO blog na educação: uma estratégia pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar a ferramenta blog como um instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de maneira colaborativa, no ambiente escolar, tendo como apoio o material do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas e artigos de revistas e da internet. Nesta pesquisa, optou-se pelo método Qualitativo que supõe o contato direto e prolongado do investigador com o ambiente e com a situação que está sendo investigada. Realizou-se, para tanto, entrevistas com alunos, equipe diretiva e com o Técnico em Informática da Escola Municipal de Silveira Martins e atividades práticas com os alunos desta mesma escola. Foi possível verificar, a partir deste trabalho que a ferramenta blog pode ser utilizada como um recurso interessante, no desenvolvimento dessas habilidades, pois gera encantamento pelo fato de proporcionar uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. No entanto, para que as Tecnologias estejam presentes nas salas de aula, como ferramenta de aprendizagem significativa, é fundamental a formação continuada dos professores, a fim de que estejam seguros frente aos novos desafios.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples