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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorZimermann, Mirian
dc.date.accessioned2018-11-13T10:53:44Z
dc.date.available2018-11-13T10:53:44Z
dc.date.issued2014-12-17
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14815
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper describes a research at Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM). Thus, we aim to understand how teachers articulate the various components of the teaching role in Public High Schools. Therefore, we are guided by the following research questions: (1) How to characterize the different actions performed by in-service teachers in planning and achieving their work in Public High Schools in Santa Maria - RS? (2) How teachers manage their actions in planning and achieving their work in Public High School in Santa Maria – RS? We based the research on a qualitative study that had as information sources six teachers working in Public Schools of Basic Education of Santa Maria - RS, whom was individually interviewed. We realize that the different actions of the teachers are characterized by the limited conditions of work, making them manage the situations in a reduced and simplified way. The school has many limitations that make impossible to the teachers to achieve the pedagogical practice proposal and also to comply with the legal requirements. However, the teacher is active un your formation process and, consequently search in your knowledge pool themselves, even without a greater support fron school and thus meet in your work the. Its main process fron identity end legitimizing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectPrescriçõespor
dc.subjectAtividadespor
dc.subjectAçõespor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectPrescriptionseng
dc.subjectActivitieseng
dc.subjectActionseng
dc.title"Professores em escolas públicas de educação básica: gestores de suas ações e atividades no processo de constituição e desenvolvimento do trabalho docente"por
dc.title.alternativeTeachers in public schools basic education: their actions managers and activities in the process of setting up and teaching job development"eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com ela, Objetivamos compreender como os professores articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho docente na sua atuação em Escolas Públicas de Ensino Médio. Para tanto, guiamo-nos pelas seguintes questões de pesquisa: (1) Como se caracterizam as diferentes ações realizadas pelos professores em serviço no planejamento e realização de seu trabalho nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria - RS? (2) Como os professores gerenciam suas ações no planejamento e realização de seu trabalho em Escolas Públicas de Ensino Médio Santa Maria – RS? Baseamos-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como fontes de informação seis professores atuantes em Escolas Públicas de Educação Básica de Santa Maria - RS, os quais foram entrevistados individualmente. Percebemos que as diferentes ações de seu trabalho caracterizam-se pelas restritas condições que lhes são oferecidas, levando-os a gerenciarem tais ações de forma reduzida e simplificada, pois a escola vive uma série de limitações que impossibilitam os professores de realizarem na prática sua proposta pedagógica. A elevada carga horária dos professores é apenas uma dessas limitações que influenciam nas diferentes ações da realização do trabalho docente. Todavia, o docente é ativo no seu processo de formação e, consequentemente busca o seu conjunto de conhecimentos próprios, mesmo sem um maior suporte da escola e assim encontram no seu trabalho o seu principal processo de identidade e legitimação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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