Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLehnhard, Aline Rosso
dc.creatorDornelles, Leíze Vanessa Nunes
dc.date.accessioned2018-11-13T11:06:40Z
dc.date.available2018-11-13T11:06:40Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14816
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractEducation of young children has been seen with a more sensitive look and quality education. The vision of the child as an active subject to the guarantee of child right to play and be happy in his childhood. Considering this new context, teachers changed the way of looking at the child, perceiving it as being creative, researcher and able to thousands of learning, since it is made possible opportunities and experiences in different fields of knowledge. And at this point, based pedagogical proposal of teachers harnesses up the play, being an extremely engaging way to enable and enter the child's world new learning and construction of meanings from new relationships. This study aimed to understand the meaning assigned to play by the teachers in nursery stages of early childhood education. The study was conducted with 4 Basic Education teachers who perform their practice in childcare steps in local schools of Uruguaiana. This is a qualitative research, as semi-structured interviews were conducted and direct observation of practice of the teachers chosen in their respective stages, coming four categories: Learning in the nursery: Playing as a way of building relationships and meanings; Professor Researcher: A playful and reflective practice; The Need for Physical Educator in Early Childhood Education Institutions; which address the play as an effective means for building new learning and interactions, the importance of teacher-researcher in children's institutions to a theoretical and practical deepening and creative methodology in school practice and the need to have a child physical educator to monitor and propose best strategies for the comprehensive development of young children. Keywords: Play. Playfulness. Learning. Methodology Creativeeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMetodologia criativapor
dc.titleO brincar na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando este novo contexto, os professores modificaram o modo de olhar a criança, percebendo-a como ser criativo, pesquisador e capaz de milhares de aprendizagens, desde que a ela sejam possibilitadas oportunidades e experiências nos diferentes campos de conhecimento. E, neste ponto, alicerçado a proposta pedagógica dos professores atrela-se o brincar, sendo um meio extremamente envolvente de viabilizar e inserir no mundo infantil novas aprendizagens e construção de significados a partir de novas relações. O presente trabalho teve como objetivo conhecer o significado atribuído ao brincar pelos professores nas etapas de creche da Educação Infantil. O estudo foi realizado com 4 professoras de Educação Infantil que realizam sua prática em etapas de creche nas escolas Municipais de Uruguaiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação direta da prática das professoras escolhidas em suas respectivas etapas, chegando-se a quatro categorias: A aprendizagem na creche: O brincar como forma de construção de Relações e significados; O Professor Pesquisador: Uma prática lúdica e reflexiva; A Necessidade do Educador Físico nas Instituições de Educação Infantil; abordando o brincar como eficaz meio para a construção de novas aprendizagens e interações, a importância do professor-pesquisador nas instituições infantis visando um aprofundamento teórico-prático e metodologia criativa na prática escolar e a necessidade de se ter um educador físico infantil para acompanhar e propor melhores estratégias para o desenvolvimento integral das crianças pequenas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto