dc.contributor.advisor | Costa, Marcia Rejane Julio | |
dc.creator | Toscan, Sheila | |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T11:23:06Z | |
dc.date.available | 2018-11-13T11:23:06Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14817 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Preschool education is the initial level of basic education, with children 0-6 years of
age, in day care centers or preschools. Physical education is getting more and more
space in schools, and this is also happening in kindergarten, where it develops the view
that the body is the primary means of child dialogue with the world and with those
around her. This study aimed to portray the practice of physical education in two
Municipal Early Childhood Education Schools: the EMEI Happy Child, and the EMEI
Magic and Knowledge, highlighting the classes with students from four years old. The
methodology consisted of observations of physical education classes, in those classes
and a questionnaire administered the three teachers of the two schools. It was possible
to see what actually happens in Physical Education, the surveyed groups. Classes taught
by teachers of early childhood education, no training or expertise in Physical Education,
where each, based on their previous knowledge, provides physical activities for their
students. Through the study, it can be noticed that the teachers surveyed are providing
their students, physical and recreational activities during class, however in most
observations, there were activities circuits, repetitive and without the possibility of the
child's intervention. Classes of Physical Education for Early Childhood Education,
should be learning moments, but at the same time free, so that the child can spark your
creativity and autonomy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Movimento | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Movement | eng |
dc.title | A atuação da prática da educação física em escolas municipais de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The performance of the practice of physical education in municipal school early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Infantil é o nível inicial da Educação Básica, com crianças de 0 a 6 anos de
idade, atendidas em creches ou pré-escolas. A Educação Física vem obtendo um espaço
cada vez maior nas escolas, e isso vem acontecendo também na Educação Infantil, onde
se desenvolve a visão de que o corpo é o principal meio da criança dialogar com o
mundo e com os que a cercam. O presente trabalho teve como objetivo, retratar a
prática da Educação Física em duas Escolas Municipais de Educação Infantil: a EMEI
Criança Feliz, e a EMEI Magia e Saber, destacando as turmas com alunos de quatro
anos de idade. A metodologia constituiu-se de observações das aulas de Educação
Física, nas referidas turmas e um questionário aplicado a três professoras das duas
escolas. Foi possível verificar o que realmente acontece nas aulas de Educação Física,
das turmas pesquisadas. Aulas ministradas por professores de Educação Infantil, sem
formação ou especialização em Educação Física, onde cada um, embasado em seus
conhecimentos prévios, proporciona atividades físicas para seus alunos. Através do
estudo, pode-se perceber que os professores pesquisados estão proporcionando a seus
alunos, atividades físicas e recreativas durante as aulas, entretanto na grande maioria das
observações, aconteceram circuitos de atividades, repetitivos e sem a possibilidade da
intervenção da criança. As aulas de Educação Física para a Educação Infantil, devem
ser momentos de aprendizagem, mas ao mesmo tempo livres, para que a criança possa
despertar sua criatividade e autonomia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |