Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marcia Rejane Julio
dc.creatorToscan, Sheila
dc.date.accessioned2018-11-13T11:23:06Z
dc.date.available2018-11-13T11:23:06Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14817
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractPreschool education is the initial level of basic education, with children 0-6 years of age, in day care centers or preschools. Physical education is getting more and more space in schools, and this is also happening in kindergarten, where it develops the view that the body is the primary means of child dialogue with the world and with those around her. This study aimed to portray the practice of physical education in two Municipal Early Childhood Education Schools: the EMEI Happy Child, and the EMEI Magic and Knowledge, highlighting the classes with students from four years old. The methodology consisted of observations of physical education classes, in those classes and a questionnaire administered the three teachers of the two schools. It was possible to see what actually happens in Physical Education, the surveyed groups. Classes taught by teachers of early childhood education, no training or expertise in Physical Education, where each, based on their previous knowledge, provides physical activities for their students. Through the study, it can be noticed that the teachers surveyed are providing their students, physical and recreational activities during class, however in most observations, there were activities circuits, repetitive and without the possibility of the child's intervention. Classes of Physical Education for Early Childhood Education, should be learning moments, but at the same time free, so that the child can spark your creativity and autonomy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectMovementeng
dc.titleA atuação da prática da educação física em escolas municipais de educação infantilpor
dc.title.alternativeThe performance of the practice of physical education in municipal school early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil é o nível inicial da Educação Básica, com crianças de 0 a 6 anos de idade, atendidas em creches ou pré-escolas. A Educação Física vem obtendo um espaço cada vez maior nas escolas, e isso vem acontecendo também na Educação Infantil, onde se desenvolve a visão de que o corpo é o principal meio da criança dialogar com o mundo e com os que a cercam. O presente trabalho teve como objetivo, retratar a prática da Educação Física em duas Escolas Municipais de Educação Infantil: a EMEI Criança Feliz, e a EMEI Magia e Saber, destacando as turmas com alunos de quatro anos de idade. A metodologia constituiu-se de observações das aulas de Educação Física, nas referidas turmas e um questionário aplicado a três professoras das duas escolas. Foi possível verificar o que realmente acontece nas aulas de Educação Física, das turmas pesquisadas. Aulas ministradas por professores de Educação Infantil, sem formação ou especialização em Educação Física, onde cada um, embasado em seus conhecimentos prévios, proporciona atividades físicas para seus alunos. Através do estudo, pode-se perceber que os professores pesquisados estão proporcionando a seus alunos, atividades físicas e recreativas durante as aulas, entretanto na grande maioria das observações, aconteceram circuitos de atividades, repetitivos e sem a possibilidade da intervenção da criança. As aulas de Educação Física para a Educação Infantil, devem ser momentos de aprendizagem, mas ao mesmo tempo livres, para que a criança possa despertar sua criatividade e autonomia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto