A educação física como fundamento para emancipação no asilo - por uma prática pedagógica para além dos benefícios físicos
Resumo
Este trabalho se baseia nas atividades realizadas no projeto de extensão
“Atividades Físicas, Culturais e de Lazer em Instituições de Longa Permanência – Ações da
Educação Física”, que utiliza a teoria pedagógica Crítico Emancipatória e Didática
Comunicativa como base para as ações desenvolvidas. Com isso surge como objetivo
Identificar possibilidades de ações da educação física a partir de essas propostas didáticas
emancipatórias em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS). Ou seja, valorizar
a educação física enquanto prática pedagógica com idosos, tendo focos educacionais e
socioculturais, com o intuito de provocar a emancipação através do diálogo e da comunicação.
Como método de pesquisa utilizamos à Pesquisa-Ação, que visa colocar a ciência a serviço da
emancipação social, em que o pesquisador deve educar e investigar ao mesmo tempo, para
ressignificar sua prática pedagógica, unindo teoria e prática, reflexão e ação. Como resultados
é possível constatar que as experiências de movimentos foram enriquecidas e houve ganho de
autonomia, como também um aprendizado das atividades e dos conteúdos da educação física.
Houve ainda uma efetiva integração no âmbito sociocultural, legitimando a educação física
como uma prática pedagógica caracterizada também com idosos. Podemos concluir que
encontramos assim uma possibilidade, através da educação física, de desenvolver lazer
educativo com idosos, contribuindo para formação de indivíduos críticos capazes de construir
e transformar o conhecimento, ainda que espaços da sociedade os destituam dessa capacidade.
As constantes avaliações também contribuem para demonstrar que é bem possível de se
trabalhar baseado em teorias pedagógicas, fazendo um trabalho voltado para o aprendizado,
lazer, recreação
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: