dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Iéque, Jéferson Schneider | |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T14:31:25Z | |
dc.date.available | 2018-11-13T14:31:25Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14823 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | In this monograph we investigated the National Curricular Parameters (NCPs),
through qualitative research, epistemologically based on complexity, which
aimed to investigate the way in which the cultural diversity theme is approached
in one of the main documents that govern the Brazilian Educational System as
well as well as reflections on the role of the school and its professionals in the
construction of critical and reflexive individuals who are aware of their role in
society. Bearing in mind the need for an intercultural education, the work seeks
to help professionals in the field question pedagogical practices and rethink
their role within the country's education. Based on the respect and appreciation
of the cultural wealth existing in our country, we analyzed the NCPs and we
note the concern of some governments with the theme, as well as the difficulties
in addressing the subject faced by most Brazilian schools, we observe the
forms of discrimination that permeate our society and the ways to confront
them, transforming the school into a democratic place. Finally, we discuss the
transformative role that educational management can have within Brazilian
educators. With the research we note the concern that some governments had
about the theme and the difficulties faced by education professionals. We
emphasize that intercultural education is the key to ending the
misunderstandings and failures of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | Intercultura | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Cultural diversity | eng |
dc.subject | Interculture | eng |
dc.subject | National curricular parameters | eng |
dc.title | Currículo e gestão educacional: verificando espaços, possibilidades e garantindo o lugar da diversidade cultural na escola | por |
dc.title.alternative | Curriculum and educational management: checking spaces, possibilities and guaranteeing the places of cultural diversity in school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Nesta monografia investigamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s),
através de pesquisa de caráter qualitativo, epistemologicamente fundamentada
na complexidade, que objetivou pesquisar a forma com que a temática da
diversidade cultural é abordada em um dos principais documentos que regem o
Sistema Educacional Brasileiro, bem como, traz reflexões sobre o papel da
escola e dos profissionais que nela atuam na construção de indivíduos críticos
e reflexivos conscientes de seu papel na sociedade. Tendo em mente a
necessidade de uma educação voltada para a intercultura o trabalho busca
contribuir para que os profissionais da área questionem as práticas
pedagógicas e repensem seu papel dentro dos educandários do país.
Baseados no respeito e na valorização da riqueza cultural existente em nosso
país analisamos os PCN’s e constatamos a preocupação de alguns governos
com a temática, bem como as dificuldades em abordar o assunto enfrentada
por grande parte das escolas brasileiras, observamos as formas de
discriminação que permeiam nossa sociedade e as formas de enfrentá-las,
transformando a escola em um lugar democrático. Por último abordamos o
papel transformador que a gestão educacional pode ter dentro dos
educandários brasileiros. Com a pesquisa constatamos a preocupação que
alguns governos tiveram pela temática e as dificuldades enfrentadas pelos
profissionais da educação. Adiantamos que uma educação intercultural é a
chave para acabarmos com os equívocos e falhas da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |