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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorIéque, Jéferson Schneider
dc.date.accessioned2018-11-13T14:31:25Z
dc.date.available2018-11-13T14:31:25Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14823
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn this monograph we investigated the National Curricular Parameters (NCPs), through qualitative research, epistemologically based on complexity, which aimed to investigate the way in which the cultural diversity theme is approached in one of the main documents that govern the Brazilian Educational System as well as well as reflections on the role of the school and its professionals in the construction of critical and reflexive individuals who are aware of their role in society. Bearing in mind the need for an intercultural education, the work seeks to help professionals in the field question pedagogical practices and rethink their role within the country's education. Based on the respect and appreciation of the cultural wealth existing in our country, we analyzed the NCPs and we note the concern of some governments with the theme, as well as the difficulties in addressing the subject faced by most Brazilian schools, we observe the forms of discrimination that permeate our society and the ways to confront them, transforming the school into a democratic place. Finally, we discuss the transformative role that educational management can have within Brazilian educators. With the research we note the concern that some governments had about the theme and the difficulties faced by education professionals. We emphasize that intercultural education is the key to ending the misunderstandings and failures of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectInterculturapor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectIntercultureeng
dc.subjectNational curricular parameterseng
dc.titleCurrículo e gestão educacional: verificando espaços, possibilidades e garantindo o lugar da diversidade cultural na escolapor
dc.title.alternativeCurriculum and educational management: checking spaces, possibilities and guaranteeing the places of cultural diversity in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNesta monografia investigamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), através de pesquisa de caráter qualitativo, epistemologicamente fundamentada na complexidade, que objetivou pesquisar a forma com que a temática da diversidade cultural é abordada em um dos principais documentos que regem o Sistema Educacional Brasileiro, bem como, traz reflexões sobre o papel da escola e dos profissionais que nela atuam na construção de indivíduos críticos e reflexivos conscientes de seu papel na sociedade. Tendo em mente a necessidade de uma educação voltada para a intercultura o trabalho busca contribuir para que os profissionais da área questionem as práticas pedagógicas e repensem seu papel dentro dos educandários do país. Baseados no respeito e na valorização da riqueza cultural existente em nosso país analisamos os PCN’s e constatamos a preocupação de alguns governos com a temática, bem como as dificuldades em abordar o assunto enfrentada por grande parte das escolas brasileiras, observamos as formas de discriminação que permeiam nossa sociedade e as formas de enfrentá-las, transformando a escola em um lugar democrático. Por último abordamos o papel transformador que a gestão educacional pode ter dentro dos educandários brasileiros. Com a pesquisa constatamos a preocupação que alguns governos tiveram pela temática e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. Adiantamos que uma educação intercultural é a chave para acabarmos com os equívocos e falhas da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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