"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
Resumen
Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de Atendimento aos Surdos. O presente chama a atenção para o papel do professor que consiste em possibilitar a conscientização e a aceitação das diferenças individuais, promovendo, assim, a aprendizagem por meio da cooperação e da inclusão social. Todo o processo investigativo realizou-se nas dependências do CAS, onde os alunos surdos recebem diariamente um acompanhamento pedagógico especializado em diversas áreas. Para a realização da presente pesquisa, contou-se com a colaboração de três professores da instituição. As pesquisas realizadas até então evidenciaram que é preciso um envolvimento de todos que atendem aos alunos com necessidades educacionais especiais, ou seja, é necessário que professores, pais e alunos compactuem de um só entendimento a respeito desse assunto. O artigo defende a educação bilíngüe para surdos, um processo que deve ser ministrado na escola e em casa, assegurando assim, o sucesso dessa metodologia inovadora. A Educação Especial, na perspectiva de educação inclusiva, preconiza o ensino de LIBRAS como primeira língua, deixando o português em segundo plano. Nesse contexto, depreende-se que a escola inclusiva deve se adaptar a diversos contextos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Nota-se, ainda, que para que o ensino bilíngüe atinja um resultado satisfatório é necessário que os professores fluentes em LIBRAS, de preferência os surdos, promovam atividades pedagógicas que cativem a atenção e despertem o interesse dos alunos, seja por meio de palestras, seminários e oficinas, fazendo uso dos inúmeros recursos didáticos direcionados à Educação dos surdos.