Políticas de avaliação da educação básica: gestão escolar da rede municipal de Santa Maria a partir do IDEB
Visualizar/ Abrir
Data
2018-07-24Autor
Chiapinoto, Fabiane Volpato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tem-se como objetivo compreender a articulação do planejamento pedagógico, administrativo e financeiro a partir do IDEB na percepção dos gestores das escolas públicas municipais de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada amparou-se na abordagem quali-quantitativa, sendo para tal realizado um estudo de caso, cujos sujeitos são os gestores escolares da RME. Foram aplicados questionários mistos, sendo realizada análise de conteúdo e construção de gráficos, médias, percentuais e diferenças percentuais para os dados. Os fatores que podem influenciar no planejamento, na percepção das coordenadoras, são: insuficiência de recursos financeiros; falta de professores para compor o quadro docente permanente das escolas; carência de apoio pedagógico; infrequência dos alunos e; problemas indisciplinares dos alunos. No entanto, há outros aspectos que elas discordam ter influência: carência de pessoal administrativo; falta de recursos pedagógicos; interrupção das atividades; infrequência dos professores e; rotatividade do corpo docente. Destaca-se que os fatores que contribuem para o IDEB são: contexto socioeconômico; formação dos professores; comprometimento das famílias; expectativas do aluno com o futuro; programas do governo e; gestão da escola. No âmbito das escolas da RME, o IDEB não é elemento central do planejamento. O que se percebe é o comprometimento no sentido de desenvolver os educandos com vistas a melhores oportunidades futuras, sendo que há consideração do contexto socioeconômico pelas gestoras. Frente a isso, sugere-se a criação avaliações institucionais que comtemple outros fatores e não apenas o desempenho escolar. Centrar a discussão sobre o desempenho parece reducionista e pode trazer uma visão distorcida da realidade.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: