A articulação da sociologia com as demais disciplinas da área de ciências humanas no ensino médio politécnico
Abstract
O presente artigo trata das dificuldades e desafios que os professores estão enfrentando na articulação da disciplina de Sociologia com as demais disciplinas que integram a área de conhecimento das Ciências Humanas e suas Tecnologias no novo Ensino Médio. Para atender a nova proposta é preciso trabalhar conjuntamente de forma interdisciplinar integrando os conhecimentos e, além destes desafios, a disciplina de Sociologia, que é a mais nova dentro do currículo obrigatório, ainda está percorrendo o início de uma caminhada para ser consolidada em suas especificidades e reconhecimento da sua importância dentro do currículo escolar. Foram analisadas as leis que propõe o novo modelo, a formação específica inicial de alguns docentes, artigos e pesquisas relacionadas como também a verificação empírica através da observação participante do grupo de professores de uma escola pública. O desencontro entre a formação disciplinar e a atuação profissional por área de conhecimento constitui um dos fatores que dificultam a adequação à proposta. Algumas proposições giram em torno de repensar a configuração dos cursos de licenciaturas.
Collections
The following license files are associated with this item: