dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Lindner, Eliza Renise Walker | |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T14:21:30Z | |
dc.date.available | 2018-11-14T14:21:30Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14837 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is to investigate the contributions of School Management for student learning in the Early Years of a Municipal School in Não-Me-Toque (RS). The school management and learning were analyzed by the following elements: attitude of teachers and parents; Projects developed at School and Pedagogical Political Project. This study was characterized by a qualitative approach, a case study. The participants were the pedagogical coordinator, the Early Years teachers and parents, who responded to questionnaires prepared to specific goals. During the study commitment of teachers, parents and pedagogical coordination was noticed regarding to student learning by observing the reality of the surveyed school. And these projects developed in school, reading and poetry, influenced in learning. It was found that, learning, school management and the projects are essential in the Pedagogical Political Project and that all provide knowledge. Among the results, it was observed that school management is guiding the process of teaching-learning in the Early Years. The quality of teaching goes through the critical people’s conceptions and providing education for all students involved in this process. It is important to recognize the democratic management of the school community as a transforming agent. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem nos anos iniciais | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Projetos escolares | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Learning in the early years | eng |
dc.subject | School projects | eng |
dc.title | A gestão escolar e a aprendizagem dos alunos de anos iniciais de uma escola municipal de Não-Me-Toque (RS) | por |
dc.title.alternative | School management and students’ learning in the early years of a municipal school of Não Me Toque (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Buscou-se com o presente estudo, investigar as contribuições da gestão escolar para a aprendizagem dos alunos de Anos iniciais de uma Escola Municipal de Não-Me-Toque (RS). A gestão escolar e a aprendizagem foram analisadas a partir dos elementos: postura de professores e pais; Projetos desenvolvidos na Escola e o Projeto Político Pedagógico. Este estudo foi caracterizado pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa a coordenadora pedagógica, professoras de anos iniciais e pais/mães, que responderam a questionários elaborados a partir dos objetivos específicos. Na investigação percebeu-se o comprometimento dos professores, dos pais/mães e da coordenação pedagógica em relação a aprendizagem dos alunos observando a realidade da Escola pesquisada. E que, os projetos desenvolvidos na escola, de leitura e da poesia, influenciaram a aprendizagem na oralidade e na escrita. Constatou-se que, a aprendizagem, a gestão escolar e os projetos são essenciais no Projeto Político Pedagógico e que todos os membros da comunidade escolar possuem esse conhecimento. Dentre os resultados, observou-se que a gestão escolar é norteadora do processo-ensino aprendizagem dos Anos iniciais. O ensino de qualidade passa pelas concepções de sujeitos críticos proporcionando educação para todos os alunos envolvidos neste processo. É importante reconhecer a democracia da gestão como agente transformador da comunidade escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |