O recreio dirigido e o recreio livre em duas escolas do município de São Francisco de Paula/RS
Resumen
Esta pesquisa pretende ampliar a visão da Educação Física, do lúdico e do espaço do recreio na escola, através de um questionário aplicado para analisar o recreio em duas escolas distintas do município de São Francisco de Paula. Uma Municipal, onde o recreio é apenas assistido por monitores, pois as crianças ficam brincando livremente e outro em uma escola Estadual, onde o recreio é dirigido, orientado pelas alunas do Curso Normal, que aplicam atividades planejadas nestes intervalos. Scott (2009) diz que o recreio é a hora do lazer, da livre escolha, do brincar livremente, quase sempre, sem acompanhamento do professor. É o momento mais esperado pelas crianças. No Colégio Estadual José de Alencar foi perguntado aos alunos se eles preferiam aulas orientadas pelas professoras do recreio ou quando elas deixavam livre. Setenta e cinco por cento das crianças optaram pelo recreio livre e o número de brincadeiras e jogos citados ficou em torno de quinze, sendo que Futebol, Vôlei e Basquete estavam em quase todas as respostas. Surgiram também Esconde-esconde, pega-pega, pular corda, corrida do saco, ovo choco, elefante colorido, casinha, pé de lata, pega paralítico, polícia e ladrão e Newcon. Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, foi questionado aos alunos se eles tivessem a oportunidade de escolher entre ter um recreio orientado com brincadeiras ou continuar brincando livre, a resposta foi unânime: todos queriam o intervalo orientado e nas brincadeiras preferidas, Futebol e Vôlei foram os mais lembrados, mas outras também foram citadas como pega-pega, esconde-esconde, corrida, caçador, pular corda, boneca ficando apenas em torno de oito os jogos e brincadeiras citados. Para as professoras que organizam e aplicam as brincadeiras na hora do recreio, a questão era dirigida para avaliar qual momento os alunos demonstravam um melhor comportamento, quando o recreio era orientado ou livre. Em torno de setenta por cento, respondeu que era quando o recreio é orientado. Scott (2009) afirma que o recreio é um tempo importante e as escolas precisam entender isso, organizando este momento de forma planejada, oferecendo escolhas diversificadas, respeitando a faixa etária dos alunos e valorizando as experiências corporais e interpessoais. Toda criança tem direito ao brincar e o recreio é, sem dúvida, o espaço em que ela pode fazer isso. Brown(2006) sugere que a capacidade de relacionamento de uma criança está diretamente ligada a capacidade dela de se integrar numa brincadeira. Durante o recreio, a criança absorve e troca conhecimentos lúdicos e trabalha os valores culturais. Elas criam e recriam o significado de suas experiências.
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