Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaurente, Viviane Machado Maciel
dc.creatorMachado, Roberto Pinheiro
dc.date.accessioned2018-11-19T13:13:51Z
dc.date.available2018-11-19T13:13:51Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14847
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the influence of athletics teaching in a playful way in the performance of fundamental motor skills in students aged 9 years. The study was characterized as pre-experimental research, including 35 students with 9 years old. As data collection instrument, the adapted (only gross motor skills) motor proficiency test (TBO14) was used. After explain the research to the children and parental permission, a pre-test was performed, followed by athletics intervention and, finally, the post-test. Data were analyzed using descriptive statistics (mean, frequency and frequency percentage). The results brought information about athletics teaching in a playful way, andi teaching influenced the tests after the intervention. In conclusion, athletics teaching in a playful way improves the performance of motor skills in children aged 9 years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabilidades motoraspor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectAtletismo lúdicopor
dc.subjectMotor skillseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectPlayful athleticseng
dc.titleA influência do ensino de atletismo de forma lúdica no desempenho de habilidades motoras fundamentais em escolares de 09 anospor
dc.title.alternativeThe influence of playful way athletics teaching in performance motor skills in basic school of 09 yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a influência do ensino de atletismo de forma lúdica no desempenho de habilidades motoras fundamentais em escolares de 09 anos. Para tanto, o estudo se caracterizou como pesquisa pré-experimental, composto de 35 escolares com 09 anos de idade. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o teste de proficiência motora (TBO14) adaptado (somente a motricidade grossa). Após a explicação da pesquisa para as crianças e a autorização dos pais, foi realizado um pré-teste, seguido da intervenção de atletismo e, por fim, o pós-teste. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (média, frequência e frequência percentual). Os resultados dos escolares pesquisados trouxeram informações acerca do ensino de forma lúdica do atletismo, e se o ensino teve influência nos testes após a intervenção, no subteste. Conclui-se que o ensino de atletismo de forma lúdica proporciona uma melhora no desempenho das habilidades motoras em crianças de 09 anos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto