A infância em uma perspectiva inclusiva: análise sobre as Diretrizes Curriculares de Santa Maria/RS
Abstract
O trabalho aborda as Políticas Públicas para a Educação Infantil na perspectiva inclusiva, com um olhar na legislação de ensino de um município da Associação dos Municípios do Centro do Estado/ Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS). Tem como objetivo geral: Analisar as políticas públicas para a Educação Infantil numa perspectiva inclusiva, considerando as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Educação Especial do município de Santa Maria/RS. Tem como objetivos específicos: Analisar as concepções de infância e de educação de crianças com necessidades especiais, que permeiam os marcos históricos da Educação Infantil, na perspectiva inclusiva no contexto educacional; reconhecer os principais marcos regulatórios que desenham a Educação Infantil e a Educação Especial no âmbito das políticas públicas educacionais; compreender como as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil se articulam com as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para oferta de práticas escolares inclusivas no município de Santa Maria/RS. Para a fundamentação teórico-metodológica foram utilizados os estudos de: Triviños (2008), Yin (2010); Formosinho (2007), Kraemer (2007), Rocha (2002), Corsino (2007), a Lück (2006), Minayo (1999), entre outros. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com aporte bibliográfico, e os dados construídos foram obtidos por meio de análise documental. Destaca-se, que, a partir das respectivas reflexões de todo o estudo no decorrer dos marcos regulatórios e dos percalços históricos, foi possível considerar que a inclusão se faz cada vez mais presente, e que o ato de incluir não só engloba crianças com algum tipo de deficiência ou necessidade especial educacional, pois todos obrigatoriamente possuem o direito de estar incluído na rede regular de ensino da Educação Infantil. Conclui-se, que as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e para a Educação Especial, no município de Santa Maria/RS constituem-se em dois documentos paralelos, que necessitam ser articulados a partir da leitura dos profissionais involucrados no processo ensino-aprendizagem, bem como da gestão educacional.
Collections
The following license files are associated with this item: