O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva
Resumen
O artigo ressalta a importância dos jogos enquanto prática pedagógica na
educação inclusiva, buscando compreender a sua contribuição em relação à
aquisição de novos conhecimentos. É necessário que a escola vise educar na
democracia e nas concepções autônomas, convivendo, reconhecendo e valorizando
as diferenças. O raciocínio, a atenção e o dinamismo implícitos nesse processo, têm
nos jogos, um amplo contexto de possibilidades de ação que não deve ser
desconsiderado pelo professor como estratégia para o sucesso da aprendizagem do
seu aluno portador de necessidades especiais. A metodologia utilizada se baseou
em uma revisão bibliográfica que teve por objetivo analisar a visão de diversos
autores sobre o tema proposto. Considerou-se que a contribuição dos jogos é
reconhecida até mesmo pela Psicologia como sendo um acréscimo positivo para
que os alunos possam aprender de maneira efetiva. Sob esse enfoque, o jogo figura
como instrumento que possibilita ao aluno o progresso na aprendizagem e ao
professor o aperfeiçoamento de sua prática educativa.