Gestão da sala de aula: um desafio para o professor
Resumen
Este trabalho teve a intenção de trazer uma reflexão a acerca da falta de interesse dos alunos pela sala de aula. Com a pesquisa, buscou-se identificar as razões pelas quais os educandos não demonstram interesse na aprendizagem escolar; identificar os desafios da prática pedagógica docente diante da questão do desinteresse do educando; o porquê da escola não estar atraindo o aluno; e verificar o que está causando essa falta de interesse no estudante. Nesta investigação foi utilizado como preceito metodológico a pesquisa qualitativa, porque oportuniza abordar de forma contextualizada o universo de dados do tema pesquisado. Também se utilizou a pesquisa bibliográfica, a partir da análise de fontes que tratam de diferentes maneiras o tema escolhido. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com duas questões para nortear a pesquisa, aplicado ao diretor, vice-diretor, professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio. A análise da pesquisa revelou que a maioria dos problemas e desafios da carreira docente, a razão dos estudantes estarem perdendo o interesse pelo aprender na sala de aula e o motivo da escola não estar atraindo os alunos é o modelo atual que não corresponde mais aos anseios dos alunos para que permaneçam na escola, pois fica claro que a gestão da sala de aula não está conseguindo alcançar os alunos e que ela precisa ser detentora de um conjunto de competências para que possa haver construção de conhecimento em sala de aula. Os resultados mostraram que esse assunto é uma preocupação que já vem sendo estuda há bastante tempo e que os gestores estão buscando estratégias para combater esse problema, mas de forma aleatória e sem planejamento, não obtendo, assim, um resultado efetivo. Concluiu-se também que é necessário que o docente esteja em constante reflexão e busca pela sua formação para vencer os desafios da sala de aula, além do apoio da comunidade em geral, da instituição e do poder público.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: