dc.contributor.advisor | Leal, Simone Dias | |
dc.creator | Mercalli, Moacir | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T12:53:12Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T12:53:12Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14876 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Preschool education covers the first step and the most precious of basic education of human
life and the aspects involving psychomotor are extremely important in the educational
process. In this context, it believe that through the planning of physical education classes,
linked to behavior of psychomotor is possible to develop all psychomotor elements that have
a key role in the formation of human life, contributing to the progress of children. This study
is justified and to become relevant because of experiences in academic and daily work, it
realizes that a greater role in childhood education is required, as it is the basis of education.
The overall goal of the study is to understand how physical education can help by
psychomotor, in process cognitive, affective, social, motor and psychomotor child. The
method used to achieve this purpose was the literature search, in order to understand the
psychomotor in the discipline of physical education in childhood education. The results of the
literature review indicate that the work done in schools, together with professionals in the area
of Physical Education, contributes significantly assisting in the procedures of the evolution
and success of the learning of school life of children. This significant improvement with
respect to affective cognitive, social, intellectual, motor and psychomotor that can and should
be a tool used as the key to the development of children during the learning process in
physical education classes at school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.subject | Psychomotor | eng |
dc.title | A psicomotricidade na educação física: ferramenta e fio condutor para aprendizagem na educação | por |
dc.title.alternative | The psychomotricity in physical education: tool and thread for learning in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Infantil abrange a primeira etapa e a mais preciosa da educação básica da vida do
ser humano e os aspectos que envolvem a psicomotricidade são de extrema importância no
processo educativo. Neste contexto, acredita-se que através do planejamento de aulas de
educação física, vinculadas aos procedimentos da psicomotricidade é possível desenvolver
adequadamente todos os elementos psicomotores que possuem uma função fundamental na
formação da vida humana, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Esse estudo se
justifica e se torna relevante, pois em decorrência de experiências vividas no meio acadêmico
e trabalho diário, percebe-se que é necessária uma maior intervenção na educação infantil,
visto que é a base da educação. O objetivo geral do estudo é compreender como a educação
física pode auxiliar, através da psicomotricidade, o desenvolvimento infantil nos aspectos
cognitivos, afetivos, sociais, motores e psicomotores. O método empregado para atingir o
objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de buscar compreensões
referentes à psicomotricidade na disciplina de educação física, na educação infantil. Os
resultados obtidos com a revisão bibliográfica indicam que o trabalho realizado nas escolas,
em conjunto com os profissionais da área de Educação Física, contribui significativamente
auxiliando nos procedimentos da evolução e no sucesso da aprendizagem da vida escolar das
crianças. Essa melhora expressiva diz respeito aos aspectos cognitivos afetivos, sociais,
intelectuais, motores e psicomotores que podem e devem ser uma ferramenta utilizada como a
chave para o desenvolvimento integral da criança durante o processo ensino aprendizagem
nas aulas de Educação Física na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |