Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeal, Simone Dias
dc.creatorMercalli, Moacir
dc.date.accessioned2018-11-21T12:53:12Z
dc.date.available2018-11-21T12:53:12Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14876
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractPreschool education covers the first step and the most precious of basic education of human life and the aspects involving psychomotor are extremely important in the educational process. In this context, it believe that through the planning of physical education classes, linked to behavior of psychomotor is possible to develop all psychomotor elements that have a key role in the formation of human life, contributing to the progress of children. This study is justified and to become relevant because of experiences in academic and daily work, it realizes that a greater role in childhood education is required, as it is the basis of education. The overall goal of the study is to understand how physical education can help by psychomotor, in process cognitive, affective, social, motor and psychomotor child. The method used to achieve this purpose was the literature search, in order to understand the psychomotor in the discipline of physical education in childhood education. The results of the literature review indicate that the work done in schools, together with professionals in the area of Physical Education, contributes significantly assisting in the procedures of the evolution and success of the learning of school life of children. This significant improvement with respect to affective cognitive, social, intellectual, motor and psychomotor that can and should be a tool used as the key to the development of children during the learning process in physical education classes at school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectPsychomotoreng
dc.titleA psicomotricidade na educação física: ferramenta e fio condutor para aprendizagem na educaçãopor
dc.title.alternativeThe psychomotricity in physical education: tool and thread for learning in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Infantil abrange a primeira etapa e a mais preciosa da educação básica da vida do ser humano e os aspectos que envolvem a psicomotricidade são de extrema importância no processo educativo. Neste contexto, acredita-se que através do planejamento de aulas de educação física, vinculadas aos procedimentos da psicomotricidade é possível desenvolver adequadamente todos os elementos psicomotores que possuem uma função fundamental na formação da vida humana, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Esse estudo se justifica e se torna relevante, pois em decorrência de experiências vividas no meio acadêmico e trabalho diário, percebe-se que é necessária uma maior intervenção na educação infantil, visto que é a base da educação. O objetivo geral do estudo é compreender como a educação física pode auxiliar, através da psicomotricidade, o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motores e psicomotores. O método empregado para atingir o objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de buscar compreensões referentes à psicomotricidade na disciplina de educação física, na educação infantil. Os resultados obtidos com a revisão bibliográfica indicam que o trabalho realizado nas escolas, em conjunto com os profissionais da área de Educação Física, contribui significativamente auxiliando nos procedimentos da evolução e no sucesso da aprendizagem da vida escolar das crianças. Essa melhora expressiva diz respeito aos aspectos cognitivos afetivos, sociais, intelectuais, motores e psicomotores que podem e devem ser uma ferramenta utilizada como a chave para o desenvolvimento integral da criança durante o processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto