As contribuições da dimensão lúdica na construção do conhecimento e sua relação com a educação física escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-28Autor
Machado, Luciane Trindade Kaipers
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho aborda a importância das atividades lúdicas no processo
ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar
entre crianças de 5 a 9 anos de idade. Para alcançar tais objetivos e obter as
informações e dados necessários, foi utilizado um questionário com perguntas
abertas aplicado a quatro professoras que lecionam na Educação Infantil, 1°, 2° e 3°
anos na Escola de Ensino Fundamental Nova Santa Marta. As atividades lúdicas
fazem parte do universo das crianças e despertam um grande interesse por elas,
devendo por isso serem utilizadas como um importante instrumento de ensino,
reconhecendo-as como um recurso didático facilitador na assimilação de conhecimentos
e intervenção em dificuldades escolares. O presente estudo enfatiza como as
atividades lúdicas são importantes dentro das aulas e na Educação Física Infantil,
destacando ainda a sua importância como método de aprendizagem, de
fundamental importância para o desenvolvimento afetivo, relacional, social e
cognitivo da criança. O estudo nos permite afirmar que a ludicidade dentro das aulas
de Educação Física desenvolve as capacidades motoras e cognitivas, estimulando a
vida social e possibilitando o desenvolvimento e formação da criança de uma
maneira significativa e prazerosa.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: