Show simple item record

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorLuft, Daiana Dias de Vargas Hultgrem
dc.date.accessioned2018-11-21T14:09:58Z
dc.date.available2018-11-21T14:09:58Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14880
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research is a case study on the participation of management and other members of the school community in the construction and application of the Pedagogical Political Project - PPP, a public school in the municipality of Três Passos - RS. The overall objective was to investigate the participation of managers and school community of Elementary Education and Secondary Education School of the study, construction and implementation of the Pedagogical Political Project - PPP. For specific objectives are prioritized: identify concepts, principles and guidelines that support the development and implementation of the Pedagogical Political Project - PPP; analyze the performance of school administration searched on driving towards the construction and implementation of PPPs; realizing factors, facilitators and inhibitors of the school community participation for the implementation of democratic management. Specifically, it examined principles of PPP, identifying factors involved and the participation of the school community in the building process and application design. The methodology used was literature review and case study of qualitative held in a state school in Três Passos - RS. The techniques used document analysis covered, questionnaires given to teachers, educational staff, students and parents, and semistructured interviews with director (a) and deputy director (a). At what was presented and discussed, it is concluded that this study showed that may contribute to increase knowledge and community participation in relation to school life. Thus, the Educational Policy Project is a guiding document in the school organization process. It is through him that the community can develop a collective work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectParticipação da comunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA construção e aplicação do projeto político pedagógico: participação da comunidade escolarpor
dc.title.alternativeThe construction and political and educational project application: participation of the school communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste num estudo de caso sobre a participação da gestão e demais membros da comunidade escolar na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico – PPP, numa escola pública estadual do Município de Três Passos - RS. O objetivo geral foi investigar a participação dos gestores e comunidade escolar do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola estudada, na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico - PPP. Por objetivos específicos priorizou-se: identificar concepções, princípios e diretrizes que sustentam a elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico – PPP; analisar a atuação da direção escolar pesquisada, na condução para com a construção e aplicação do PPP; perceber fatores, facilitadores e inibidores da participação da comunidade escolar para a implantação da gestão democrática. Especificamente, examinou-se princípios do PPP, identificando fatores intervenientes e a participação da comunidade escolar no processo de construção e aplicação do Projeto. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso do tipo qualitativo, realizada em uma escola pública estadual de Três Passos - RS. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documento, questionários aplicados a professores, agentes educacionais, alunos e pais, e entrevista semiestruturada com diretor (a) e vice-diretor (a). Diante do que foi apresentado e discutido, conclui-se que este estudo, mostrou que pode contribuir para ampliar o conhecimento e participação da comunidade em relação à vida escolar. Sendo assim, o Projeto Político Pedagógico é um documento norteador no processo de organização da escola. É através dele que a comunidade pode desenvolver um trabalho coletivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.