Evasão e infrequência escolar: o caso de uma escola pública do município de Segredo
Abstract
A evasão e infrequência escolar estão entre os principais problemas no âmbito da educação pública brasileira. O presente projeto traz como problema analisar as causas da evasão escolar em uma Escola Pública da Rede Municipal de Segredo ocorrido durante o ano de 2014 e quais estratégias estão sendo usada pela gestão escolar e família para evitar esse problema. Tem como objetivo buscar estratégias para evitar a evasão a partir das constatações de sua causa. Tem como público alvo alunos de Sexto ao Nono Ano do Ensino Fundamental, Pais e Professores destes alunos, a Equipe Gestora da Escola e o Conselho Tutelar local. Este estudo caracteriza-se como Pesquisa Qualitativa e Estudo de Caso Etnográfico e como instrumento de pesquisa foram utilizado Questionários Estruturados contendo perguntas abertas e fechadas, específicos para cada um e Entrevista com os membros do Conselho Tutelar. Foi realizada a Análise do Conteúdo sendo apresentados os resultados de forma descritiva em que se constatou que a evasão escolar depende de diferentes fatores, sendo estes intra e extraescolares, e que de acordo com as questões levantadas concluísse que o trabalho seguido do desgaste, a falta de incentivo dos pais e gestores educacionais e as aulas desinteressantes são os principais motivos que os levam a evasão e a infrequência. As estratégias sugeridas vêm desde o incentivo da família, escola, professores e o cumprimento dos deveres do Poder Público frente à educação, sendo a evasão escolar evitada a partir disto e não atentar as consequências do problema.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: