dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Braida, Fabrícia Cavichioli | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T11:24:09Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T11:24:09Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14890 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the role and contributions of educational managers -
specifically the general manager and director of education - in relation to the process of
teacher continuing education from the perception of teachers. It was opted for the action
research to support this research because this type of research is a means of professional
development from the "inside out" because of the concerns and interests of those involved in
the practice, involving them in their own professional development (Nunan, 1993). The
questionnaire was used as an instrument of data collection, applied to teachers of
Basic,Technical and Technological Education acting on a federal educational institution
located in a city in the central region of Rio Grande do Sul. Forty teachers had access to the
questionnaire, this number was obtained return of twenty-three teachers, which were used
for analysis and discussion of the issue in question. Thus, this proposal based on the
collected data and with support of the theories, it was possible to diagnose that for the
understanding of teachers, managers must have their share of contribution to the continuing
education process in order to make it more meaningful for teaching practice. Among these
contributions, it is expected that managers are more engaged in continuing education events,
because only one can change or/and transform something if we are aware of its reality.
Furthermore, it is suggested that managers put themselves in the place of teachers in order
to understand, without discriminating, their desires and needs work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor educacional | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Educational manager | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | O papel e as contribuições do gestor educacional no processo de formação continuada a partir da percepção docente | por |
dc.title.alternative | The role and contribution of educational manager in the process of continuing education from the teacher perception | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por finalidade investigar o papel e as contribuições dos gestores
educacionais – mais precisamente do diretor geral e diretor de ensino – em relação
ao processo de formação continuada docente a partir da percepção dos professores.
Optou-se pela pesquisa-ação para respaldar esta investigação, porque este tipo de
pesquisa constitui um meio de desenvolvimento profissional de “dentro para fora”,
pois parte das preocupações e interesses das pessoas envolvidas na prática,
envolvendo-as em seu próprio desenvolvimento profissional (NUNAN,1993). O
questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados, sendo aplicado aos
professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que atuam em uma instituição
federal de ensino localizada em um município da região central do Rio Grande do
Sul. Quarenta professores tiveram acesso ao questionário, deste número obteve-se
retorno de vinte e três, os quais foram utilizados para análise e discussão da
problemática em questão. Dessa forma, com base nos dados coletados e nas
teorias que respaldaram esta proposta, foi possível diagnosticar que, no
entendimento dos professores, os gestores devem ter sua parcela de contribuição
no processo de formação continuada, a fim de torná-la mais significativa para e na
prática de ensino. Dentre essas contribuições, espera-se que os gestores estejam
mais engajados nos eventos de formação continuada, pois somente se consegue
mudar ou/e transformar algo se estamos a par de sua realidade. Além disso, sugerese
que os gestores se coloquem no lugar dos docentes, a fim de entenderem, sem
discriminar, seus anseios e suas necessidades de trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |