Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorBraida, Fabrícia Cavichioli
dc.date.accessioned2018-11-22T11:24:09Z
dc.date.available2018-11-22T11:24:09Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14890
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the role and contributions of educational managers - specifically the general manager and director of education - in relation to the process of teacher continuing education from the perception of teachers. It was opted for the action research to support this research because this type of research is a means of professional development from the "inside out" because of the concerns and interests of those involved in the practice, involving them in their own professional development (Nunan, 1993). The questionnaire was used as an instrument of data collection, applied to teachers of Basic,Technical and Technological Education acting on a federal educational institution located in a city in the central region of Rio Grande do Sul. Forty teachers had access to the questionnaire, this number was obtained return of twenty-three teachers, which were used for analysis and discussion of the issue in question. Thus, this proposal based on the collected data and with support of the theories, it was possible to diagnose that for the understanding of teachers, managers must have their share of contribution to the continuing education process in order to make it more meaningful for teaching practice. Among these contributions, it is expected that managers are more engaged in continuing education events, because only one can change or/and transform something if we are aware of its reality. Furthermore, it is suggested that managers put themselves in the place of teachers in order to understand, without discriminating, their desires and needs work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor educacionalpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducational managereng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.titleO papel e as contribuições do gestor educacional no processo de formação continuada a partir da percepção docentepor
dc.title.alternativeThe role and contribution of educational manager in the process of continuing education from the teacher perceptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por finalidade investigar o papel e as contribuições dos gestores educacionais – mais precisamente do diretor geral e diretor de ensino – em relação ao processo de formação continuada docente a partir da percepção dos professores. Optou-se pela pesquisa-ação para respaldar esta investigação, porque este tipo de pesquisa constitui um meio de desenvolvimento profissional de “dentro para fora”, pois parte das preocupações e interesses das pessoas envolvidas na prática, envolvendo-as em seu próprio desenvolvimento profissional (NUNAN,1993). O questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados, sendo aplicado aos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico que atuam em uma instituição federal de ensino localizada em um município da região central do Rio Grande do Sul. Quarenta professores tiveram acesso ao questionário, deste número obteve-se retorno de vinte e três, os quais foram utilizados para análise e discussão da problemática em questão. Dessa forma, com base nos dados coletados e nas teorias que respaldaram esta proposta, foi possível diagnosticar que, no entendimento dos professores, os gestores devem ter sua parcela de contribuição no processo de formação continuada, a fim de torná-la mais significativa para e na prática de ensino. Dentre essas contribuições, espera-se que os gestores estejam mais engajados nos eventos de formação continuada, pois somente se consegue mudar ou/e transformar algo se estamos a par de sua realidade. Além disso, sugerese que os gestores se coloquem no lugar dos docentes, a fim de entenderem, sem discriminar, seus anseios e suas necessidades de trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto