A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
Abstract
Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos científicos atuais. A abordagem desses temas no ensino é uma alternativa viável para melhoria do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, assim como para a formação do cidadão. Neste sentido, entende-se que a decisão por esta abordagem, está centrada no professor, sendo necessário que este busque envolver-se com a proposta e procure formas e conteúdo para a promoção das discussões e atividades. Desse modo, entende-se também, que é necessário que na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, sejam promovidas discussões que envolvam questões sociocientífcas, bem como aspectos relacionados à ciência, pois este professor, precisa saber o que é ciência para poder ensiná-la. Contribuindo assim, para o desenvolvimento de um ensino de ciências contextualizado e reflexivo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo discutir a ciência, enquanto um tema sociocientífico, na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A metodologia ampara-se na análise qualitativa e a pesquisa foi desenvolvida com Licenciandos e alguns professores de uma Instituição pública do RS. A realização deste estudo abrangeu inicialmente a aplicação de um questionário, a fim de verificar as concepções dos Licenciandos sobre Ciência, seguida da realização de um processo formativo junto à turma. Posteriormente foi realizada a análise documental do Projeto Pedagógico do curso, e entrevista com os professores. Os resultados do questionário inicial, demonstraram a necessidade de ampliar as discussões sobre a ciência e seus aspectos epistemológicos, em função das concepções equivocadas dos Licenciandos, identificadas no estudo. A partir desses dados obtidos, foi elaborado e desenvolvido um processo formativo junto a turma. Onde a formação teve a duração de quatro encontros de discussão, aprendizagem e reflexão sobre o tema. Em seguida, foi realizada a análise do Projeto Pedagógico de Curso, onde foi possível identificar que de um total de cinquenta e oito disciplinas, apenas quatro delas contemplam a temática em seus referenciais bibliográficos. Por fim, foi aplicado um questionário para uma professora que trabalhou com essas disciplinas ao longo do curso, revelando que esta procura discutir esta temática com os Licenciandos, pois considera-a fundamental no contexto do curso em questão. Deste modo, a partir das diferentes fontes de dados deste estudo, pode-se inferir que a Ciência é um tema que acomoda muitas outras discussões pertinentes para discussão em sala de aula, sendo indispensável que os professores de ciências saibam o que é ciência e suas implicações no processo formativo de seus alunos. Nesse sentido, entende-se que a formação inicial de professores de Ciências Biológicas é o espaço ideal para a aprendizagem acerca da epistemologia da ciência, bem como dos temas sociocientíficos, possibilitando assim, um ensino contextualizado e reflexivo.
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