Desafios da gestão educacional no contexto da educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RS
Resumo
O presente trabalho intitulado de “Desafios da gestão educacional no contexto da
educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RS” teve como objetivo geral
verificar quais são as ações que o diretor da escola deve desenvolver para que
exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares
nos processos decisórios da instituição, conhecendo como se dá a relação do diretor
da escola pesquisada com os demais segmentos que compõem a gestão escolar da
instituição e por fim analisar os desafios que o gestor educacional enfrenta no seu
cotidiano. A escola pesquisada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo
dos Sonhos, localizada na cidade de Campo Bom – RS, pois a pesquisadora leciona
nessa instituição. A abordagem da pesquisa é a qualitativa, uma vez que compõem
dados coletados descritivos, baseado em referências bibliográficas, observações e
entrevistas com perguntas abertas, constituindo-se em um estudo de caso, no intuito
de responder ao problema de pesquisa que se constitui da seguinte forma: “Quais
são as ações que o diretor da escola Mundo dos Sonhos deve desenvolver para que
exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares
nos processos decisórios da instituição”? O estudo de caso contou com a
participação efetiva de uma professora no exercício da direção da escola, bem como
com quatro professoras atuantes do quadro de funcionários da EMEI. Através das
respostas, pode-se afirmar que o diretor exerce um papel fundamental perante sua
equipe escolar, fazendo com que o gestor educacional possa liderar e motivar sua
equipe, contando com a participação de todos na obtenção da qualidade do ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: